A secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, se reuniram na última terça-feira (2) para planejar ações estratégicas em busca de fortalecer o ecossistema de CT&I no Ceará. O investimento previsto para o Ceará está na ordem de R$ 6 milhões. O valor será utilizado para compra de equipamentos e montagem de um laboratório móvel de energias renováveis. Para viabilizar a implementação deste projeto, serão investidos R$ 5,5 milhões.
Os responsáveis debateram como seria a utilização dos recursos financeiros provenientes dos rendimentos do convênio do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC). Também participaram do encontro a secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Adeline Lobão, a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Flaviana Pereira, e técnicos da Coordenadoria.
“A nova plataforma social ofertará qualificação profissional e estimulará, entre os cearenses, a reflexão sobre fontes renováveis, geração de energia limpa, modelos de negócios viáveis, fomento à pesquisa e iniciativas de sustentabilidade”, declarou Sandra Monteiro.
Aproveitando o encontro, os secretários deliberaram que fosse solicitado ao MCTI uma autorização para o uso dos rendimentos do convênio do Parque Tecnológico para a compra de materiais e equipamentos. O novo espaço será inaugurado no prédio do Cineteatro São Luiz, localizado no Centro de Fortaleza, oferecendo locais adequados para a realização de projetos, reuniões, aulas, uso dos laboratórios, palestras, coworking e espaços reservados para incubadoras.
