Menu

Criminosos invadem obra no Vila do Mar, queimam material e ameaçam operários

Uma equipe da empresa responsável pelas obras de urbanização do Vila do Mar, no grande Pirambu, foi surpreendida, na manhã desta quinta-feira (4), por uma ação truculenta composta por 10 indivíduos armados, que se apresentaram como integrantes de uma facção local. Os criminosos exigiram a paralisação da obra, atearam fogo em máquinas e equipamentos usados na obra e ameaçaram atear um coquetel molotov, aparelho incendiário, contra uma retroescavadeira enquanto um funcionário operava a máquina.

Durante a ação, os homens lançaram pedras contra os trabalhadores e saquearam o local. Ao todo, foram subtraídos do local 200 sacos de cimentos, ferros e itens que estavam dentro de um container que funcionava como escritório, entre os itens estavam computadores, ar-condicionado, entre outros. A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) foi acionada para resgatar os operários e garantir a segurança da população residente no entorno da obra. 

De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), não houve feridos durante o atentado e todos os funcionários foram liberados após o fato, mas não retomarão as suas funções por medo, portanto, a empresa responsável pela obra vai contratar uma nova equipe. “Até o momento as obras do Vila do Mar e Via Paisagística, estão suspensas na região do Pirambu até que a Polícia Civil garanta a segurança e a integridade dos profissionais”, informa o órgão.

SARTO

Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito José Sarto (PDT) visitou o local do incidente e cobrou respostas do Governo do Estado sobre a insegurança pública. “É preciso que o Governo do Estado esteja aqui”, pontuou. Sarto ainda disse que a Guarda Municipal continuará no local até um pronunciamento oficial do governador Elmano de Freitas (PT). “A Guarda Municipal vai preservar a integridade dos trabalhadores, até porque é uma obra para a comunidade”, complementou.

Em nota ao OPINIÃO CE, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que a Polícia Civil investiga a ocorrência “de dano qualificado”. “Na ocasião, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionada para debelar chamas em um veículo. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) também esteve no local e realizou diligências na região”.

“A SSPDS reforça que o patrulhamento na região é realizado, diuturnamente, por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Força Tática (FT) do 20º Batalhão Policial Militar (20º BPM). A área conta ainda com saturações realizadas periodicamente pelo efetivo local e com o reforço do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) e do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), que intensificam o patrulhamento nas ocasiões de maior necessidade”.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.