O Ceará registrou precipitações em pelo menos 135 municípios entre 7h de quarta-feira (3) e às 7h desta quinta-feira (4), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme a entidade, a condição favorável para chuvas isoladas em todas as macrorregiões segue até sábado (6), pelo menos. Para esta sexta-feira (5) e para o sábado (6), as maiores chuvas estão previstas para o Cariri, para a faixa litorânea, Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Litoral Norte.
Os maiores acumulados das últimas 24h foram observados em Viçosa do Ceará (92.4 mm), Catunda (86 mm), Coreaú (75 mm), Jijoca de Jericoacoara (71 mm), Ibiapina (63 mm), Granja (61.2 mm), Ibaretama (61 mm), Canindé (57 mm), Nova Russas (55 mm) e Choró (55 mm). Nesta quinta, as precipitações seguem previstos para o período da tarde no Litoral Norte, sul do Litoral do Pecém, norte do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba, e litoral da Jaguaribana. No período da noite, pode chover também no Cariri.
O motivo das chuvas são áreas de instabilidades oriundas do leste da região Nordeste do Brasil, que devem afetar principalmente o sul do Estado, e oriundas do Oceano Atlântico, causando chuvas na faixa litorânea, conforme a Funceme. Efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade, também podem favorecer chuvas isoladas nas demais macrorregiões. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se localizada em torno do Equador.
TEMPERATURAS
Em relação à temperatura, são esperadas máximas de 36ºC em municípios da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns, enquanto nas demais macrorregiões as máximas devem variar de 29°C nas serras a 33°C na faixa litorânea. Em Fortaleza e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), são esperadas temperaturas máximas em torno de 32°C e mínimas em torno de 23°C.
