Menu

Fortaleza passa a integrar rede global do C40 em combate à crise climática

Foto: Beatriz Boblitz/ Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza foi incorporada à rede global do C40, que acompanha lideranças na criação de políticas públicas ambientais. A assinatura do acordo ocorreu nesta terça-feira (2), no Paço Municipal, onde se reuniram gestores da C40 e cooperações brasileiras. As entidades vão realizar parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento (Iplanfor) e com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). 

O vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista (PSDB), explicou que a integração de Fortaleza na rede vai possibilitar a criação de iniciativas que colaborem para o enfrentamento à mudança climática.

 “É com essa oportunidade que vamos fazer, que vamos vamos ter condições de enfrentar, como cidade, os desafios, junto a essa grande rede que é o C40, que garante a diplomacia entre cidades e fomenta pesquisas e investimentos no combate à crise climática”, afirmou o vice-prefeito.

A C40 reúne diversas prefeituras, com o intuito de coordenar uma abordagem inclusiva e colaborativa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030, evitando o aumento da temperatura do planeta em 1,5 °C, conforme o Acordo de Paris. Algumas atuações da rede é oferecer acompanhamento das ações climáticas, acesso a novas parcerias externas, assistência técnica regional ou global e oportunidades de financiamento, além da possibilidade de concorrer a uma posição no comitê diretor da rede global ou participar de eleições para o comitê. Além de Fortaleza, outras quatro cidades brasileiras integram à rede mundial e são avaliadas pela C40: São Paulo–SP, Rio de Janeiro–RJ, Curitiba–PR e Salvador–BA.

Projetos como Re-ciclo, microparques em áreas mais vulneráveis da cidade, a implementação de equipamentos para monitorar a qualidade do ar e o projeto Caminhos Verdes e Azuis foram destaques entre as lideranças da C40, que considerou as ações da capital cearense multissetoriais. A titular da Seuma, Luciana Lobo, comenta os benefícios da parceria.

 “Agora Fortaleza passa a ter acesso a uma plataforma de troca de informação, de experiência e de possibilidades de financiamento. Nos próximos dias vamos ter diversas reuniões para aproveitar bastante essa parceria com o C40″, pontua a secretária.