Menu

Alece lança grupo terapêutico para mães de crianças atípicas

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), a Assembleia legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou na última quarta-feira (27) o projeto “Mãe, deixa eu cuidar de você – um olhar plural para o Autismo e a Síndrome de Down”. O objetivo é formar um grupo terapêutico, conduzido por profissionais do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, voltado para mães de crianças atípicas.

Cristiane Leitão, líder do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) e primeira-dama da Alece, afirma que o cadastramento das mães que desejam participar está sendo realizado. A iniciativa também está organizando mães ligadas às associações que trabalham com crianças atípicas e que o Ciadi presta assistência. “As mães têm um papel primordial na criação dos filhos, e nesses casos, são mães que precisam também de acolhimento, suporte, informação, troca de experiências, e é isso que pretendemos oferecer com esse novo projeto”, destaca Cristiane Leitão.

A programação do lançamento contou com a apresentações artísticas, atividades lúdicas e palestras, como as que foram ministradas por master coach e MBA em Neurociências e Psicologia Positiva, Viviane Vale, e pela psicóloga do Ciadi, Renata Soares. Respectivamente, foram tratados a importância de fomentar o autocuidado e autoestima e apresentado um planner desenvolvido para mães de crianças atípicas. O projeto do planner, da psicologa Renata Soares, atua como um suporte para essas mães, auxiliando na distribuição das múltiplas atividades dessas mulheres.

“São mães que, no geral, mergulham no lugar do diagnóstico e vão se esquecendo dos outros papeis que elas têm, de esposa, filha, profissional, amizade, todos esses outros papeis sociais são meio que deixados de lado”, explica a psicologa.

O evento de lançamento do grupo contou com o apoio da Sala do Empreendedor, da Procuradoria Especial da Mulher e do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) com a participação das Células de Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Odontologia.