A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) vai realizar a entrega de três lotes de equipamentos e utensílios para 78 cozinhas comunitárias que integram o Programa Ceará Sem Fome. As entregas, que contribuirão para o funcionamento de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPRs) em mais de 35 bairros de Fortaleza, vão ser realizadas na segunda (1º), quarta (3) e sexta-feira (5).
- Segunda-feira, 1º de abril, 14h: Lote 7 – Unidade gerenciadora Associação Curumins, Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus. Rua Capitão Uruguaia, 300 – Aerolândia;
- Quarta-feira, 3 de abril, 14h: Lote 4 – Unidade gerenciadora Conselho Comunitário Parque São José, Casa Paz e Bem. Rua Júlia Vasconcelos, 199 – São João do Tauape;
- Sexta-feira, 5 de abril, 14h: Lote 9 – Unidade gerenciadora ACFLOR, IDESQ. Rua Joceno Monteiro, 547 – Parque Santa Maria.
A iniciativa é resultado de aprovação unânime de projeto da Mesa Diretora da Casa Legislativa para a aquisição e doação de equipamentos para cozinhas, visando fortalecer ações de combate à insegurança alimentar, colaborando com o Governo do Estado no Ceará Sem Fome. O pacto entre a Alece e o Governo para o envio dos equipamentos foi assinado no último dia 19 de fevereiro. Ao todo, serão enviados 300 kits com equipamentos como freezers, liquidificadores, fogões industriais, refrigeradores, frigideiras e panelas.
A aquisição dos equipamentos, no primeiro momento, partiu de um investimento de quase R$ 4 milhões. A capital Fortaleza foi escolhida como o primeiro município beneficiado por ser a cidade que possui o maior número de beneficiários do programa. Em um segundo momento, demais cidades do Estado deverão ser contempladas, com previsão de ocorrer em maio ou junho. Na ocasião, outros R$ 3,5 milhões devem ser gastos para a compra de utensílios. Atualmente, são 1.080 cozinhas em todos o Estado.
Todas as entregas da Alece, conforme o Legislativo, refletem levantamento prévio de necessidades nas cozinhas contempladas. O calendário de entregas segue a ordem de municípios com maior concentração de pessoas atendidas pelo programa. Os eventos contarão com a presença de representantes da Alece, do Governo do Estado e Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, presidido pela primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, assim como das unidades gerenciadoras e cozinhas beneficiadas.
