Uma comitiva de brasileiros, entre eles a co-fundadora da Obra Lumen, Lívia Cartaxo, e outros seis cearenses, vivenciou um encontro marcante com o Papa Francisco, nesta quarta-feira (27), durante a 11ª edição do evento “Encontro Com Deus, tem jeito”, em Lisboa, capital de Portugual. Na ocasião, falando em português, o Papa chegou a abençoar os missionários com “Deus vos abençoe”. O encontro com o Francisco ocorreu no término da Audiência Geral na Sala Paulo IV, onde ele cumprimentou os demais presentes, até chegar aos brasileiros.
“Nós pegamos na mãozinha dele, olhamos profundamente no olho dele muito amoroso e falamos que tivemos em Lisboa, em mais uma edição do encontro ‘Com Deus, tem Jeito’ e na mesma hora ele falou: ‘Deus vos abençoe’, por três vezes; o que sentimos espiritualmente uma benção para as próximas três edições do CDTJ que ainda irão acontecer neste ano. Só horas depois que eu me toquei que ele falou em português. Ele teve o cuidado de falar no nosso idioma”, relembra Lívia em entrevista ao OPINIÃO CE.
Na ocasião, foram apresentados os documentos, registros e relatos que mostram as ações dos diversos projetos em prol das pessoas em situação de rua. Segundo Lívia, repassar as informações ao Papa é uma forma de devolver para ele o que foi pedido para os fiéis em 2016, quando o líder religioso solicitou que fossem criados diversos projetos que realizassem obras de misericórdia. Além dos dados, foram apresentados ao Papa as mensagens de agradecimentos das pessoas acolhidas.
“O sentimento que mais se destaca foi o de estarmos em profunda unidade, com todos os que estão conosco direta e indiretamente, nos ajudando a deixar Deus, com sua graça, a realizar as suas obras nas nossas vidas e nas vidas de tantos irmãos. Estávamos apenas representando todos esses, com a missão de receber do Santo Padre todo seu amor à Igreja, e transmitir tudo isso aos demais envolvidos”, comenta Lívia.
A comitiva cearense contou com 7 pessoas, representando a Obra Lumen, que contou com serviço de membros da Missão Lumen Portugal, que articularam toda a interação e serviço das demais equipes com a participação dos demais Carismas e Expressões Eclesiais participantes.
ENCONTRO COM DEUS, TEM JEITO
A iniciativa surgiu em 2016, estabelecido pelo Vaticano como o Ano da Misericórdia, e tem o objetivo acolher pessoas em situação de rua. O projeto já reuniu mais de 400 carismas, comunidades, movimentos e pastorais, além dos próprios moradores de rua. Segundo Livia, já foram acolhidas cerca de 7 mil pessoas de 120 cidades de 18 estados brasileiros. As próximas edições do “Com Deus, tem jeito” acontecerá nas cidades de Itapetinga–SP, em junho, em Fortaleza–CE, em julho, e em Salvador–BA, em agosto.
Nos encontros, as pessoas em situação de rua vão para ouvir pregações e participam do momento de oração, adoração ao Santíssimo e da celebração da missa. Os indivíduos passam o dia todo no evento, almoçam e lancham. Aqueles que desejarem sair das ruas já podem ser acolhidos ao final do encontro, são encaminhados para Casas de Acolhimento que dispõem de vagas. No momento, também são compartilhados testemunhos de outras pessoas que já foram acolhidas. Em todas as edições do evento, o Papa Francisco enviou uma mensagem de apoio com palavras de encorajamento e a sua bênção apostólica papal.
A última edição do encontro ocorreu no dia 23 março, em Lisboa, e contou com a presença de Dom Rui Valério (bispo patriarca de Lisboa), Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli (fundadores da Fazenda da Esperança), Cleto Coelho e Carla Astuti (Comunidade Canção Nova), dentre outros representantes de diferentes carismas da Igreja e movimentos, de pessoas que moravam em Lisboa e nas redondezas da cidade, como: “Shalom”, “Comunidade Servir”, “Missão Kharis Portugal”, entre outros.
SERVIÇO
- Para quem quiser ajudar o projeto, basta enviar qualquer valor para o Pix: lumenserfeliz@gmail.com
- Instagram: @lumenserfeliz
