O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Ceará (Senai-CE) e a Furukawa Electric LatAm irão inaugurar, no dia 3 de abril, o primeiro laboratório de formação prática em telecomunicações da multinacional do setor de infraestrutura de rede. O equipamento terá como foco a capacitação de profissionais em projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica.
Na primeira fase, serão ministrados os cursos de Práticas em Redes Externas, Medições em Redes Ópticas, e Emendas Ópticas. A expectativa é que ocorra, no mínimo, uma turma com até 20 alunos de cada um dos treinamentos, a cada seis meses, com a capacitação de 120 profissionais por ano.
“Este laboratório permite a combinação de conhecimentos e recursos de ambas as organizações, resultando em um programa mais abrangente e de maior qualidade. Além disso, essa colaboração pode ampliar o alcance do treinamento, atingindo um público maior e formando muito mais profissionais qualificados para o mercado”, afirma Fernanda Camargo de Oliveira, da área de Treinamento da Furukawa Electric LatAm.
De acordo com o diretor regional do Senai-CE e superintendente regional do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, a parceria para a instalação do laboratório é um grande passo para a formação de mão de obra qualificada no setor.
“Agradeço ao presidente do Sindmest-CE, Juarez Holanda, que, juntamente com Pedro Alfredo, ex-presidente do sindicato e atual conselheiro fiscal da Fiec, trouxe a Furukawa para o Senai Ceará. É uma parceria extremamente importante para o setor de Tecnologia da Informação, com laboratórios de primeiro mundo. Isso vai, com certeza, agregar muito ao nosso portfólio de cursos e gerar grandes entregas para a sociedade, já que Fortaleza é o segundo maior hub de cabos submarinos de fibra óptica do mundo”, frisou Paulo André Holanda.
O Ceará é um grande polo em desenvolvimento no segmento de TI/Telecom. Considerando a posição geográfica, Fortaleza é a cidade da América Latina que concentra todos os cabos submarinos que partem [ou chegam] para a América do Norte e da Europa. Isso significa que o potencial de transmissão e roteamento de dados, na Capital, chega a ser maior que o de São Paulo.
Desde a criação do projeto Cinturão Digital com fibra óptica, iniciado em 2007, a demanda por profissionais é elevada. Atualmente, o programa do Governo do Estado possui 5,8 mil quilômetros de rede própria, com o objetivo de chegar a 7 mil e interligar os 184 municípios cearenses.
SERVIÇO:
Inauguração do Laboratório Furukawa / Senai Ceará
Data: Dia 03/04 (quarta-feira), às 14h30
Local: Senai Centro – Rua Padre Ibiapina, 1280, Jacarecanga, Fortaleza-CE
A FURUKAWA
A Furukawa Electric Latam é uma indústria de soluções de infraestrutura de comunicação com matriz em Curitiba-PR e outras plantas em Sorocaba-SP e Santa Rita do Sapucaí-MG, além de fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, Palmira, na Colômbia e Mexicali, no México.
Com um abrangente portfólio de soluções de infraestrutura de comunicação, atende a diversos mercados como data centers, indústrias, escritórios, operadoras e serviços, entre outros, em todos os níveis de aplicações.
A marca Furukawa Solutions é fruto da união de diversos centros de desenvolvimento, produção e suporte distribuídos por todo o mundo, contando com a solidez do grupo Furukawa Electric, que atua há mais de 135 anos de forma Global, ofertando soluções de classe mundial com suporte e serviços locais. Com um forte compromisso com a sociedade, fornece Infraestrutura para a vida.
SOBRE O SENAI
O Senai-CE, instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), estimula, há 80 anos, a inovação industrial, por meio da educação, da consultoria, da pesquisa aplicada e de serviços técnicos e tecnológicos que são decisivos para a competitividade das empresas do estado e do Brasil.
O Senai é um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, reconhecido como modelo pela qualidade dos serviços que promove e pela aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, capacitando profissionais em cursos presenciais e à distância, formando trabalhadores aptos a contribuir para o desenvolvimento da indústria.
