Menu

Possibilidade de concorrer em Fortaleza foi um dos motivos de Célio Studart ser exonerado

Deputado federal Célio Studart, em sessão na Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação/Agência Câmara

A exoneração do deputado federal Célio Studart (PSD) da Secretaria Estadual da Proteção Animal (Sepa) tem como um dos motivos a possibilidade do parlamentar concorrer à Prefeitura de Fortaleza neste ano de 2024, como líder ou vice de chapa. Outro motivo para a exoneração do parlamentar, de acordo com a assessoria, é a participação de Célio no Encontro da Rede Parlamentar Global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O OPINIÃO CE entrou em contato com a assessoria de Célio, que afirmou que ele já teria que se descompatibilizar do cargo por conta do período eleitoral.

“O PSD ainda não definiu, em Fortaleza, se deve lançar candidatura própria ou não. Existe a possibilidade do PSD lançar um candidato a prefeito de Fortaleza ou a vice, e o Célio é um dos nomes mais cotados”, escreveu a equipe do parlamentar.

No final de janeiro, Célio já chegou a se reunir com o presidente nacional do PSD e secretário do Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, sobre a possibilidade de uma candidatura própria peessedista em Fortaleza. Segundo o parlamentar, Kassab é entusiasta de candidaturas próprias. “O assunto está sendo discutido em conjunto com deputados federais e com o presidente Domingos Filho”, reforçou.

Anteriormente no mesmo mês, o presidente do PSD no Ceará, o ex-vice-governador Domingos Filho, afirmou ao OPINIÃO CE que não está descartada a possibilidade de uma candidatura de seu partido na capital cearense. “Não estou dizendo que o PSD não vai lançar uma candidatura em Fortaleza, estou dizendo que a gente fez uma aliança. Vai que, nessa confusão toda aí, o PT opta por votar no PSD. Não vamos dizer que não queremos. Estamos dentro da aliança e vamos estar juntos naquilo que a aliança decidir”, disse ele, lembrando que sua sigla faz parte do arco de alianças do governador Elmano de Freitas (PT).

A “confusão” da qual o presidente cita diz respeito à indecisão do PT em definir qual será o nome que vai representar o grupo no pleito a ser realizado em outubro. Cinco quadros petistas são postulantes ao Paço Municipal. São eles: o presidente do Legislativo cearense, deputado estadual Evandro Leitão; os também deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio, presidente do PT Fortaleza; a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; e o ex-deputado federal e atual assessor especial para municípios do Governo do Ceará, Artur Bruno.

Leia mais | 21 de abril: PT define prazo limite para escolha do nome para as Eleições em Fortaleza

ENCONTRO DA OCDE EM PARIS

O Encontro da Rede Parlamentar Global da OCDE vai ser sediada em Paris. O parlamentar foi convidado pelo Itamaraty e OCDE, com outros dois deputados, para participar do evento representando o parlamento brasileiro.

Ainda segundo a equipe do secretário estadual exonerado, a reunião com congressistas de vários países vai ser “uma oportunidade para os membros da rede e especialistas promoverem um diálogo sobre uma série de temas críticos e de interesse global”. Dentre as temáticas a serem discutidas, foram discutidas questões como o panorama econômico mundial, mercado de energia, análise dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2022, inteligência artificial, desafios provocados pela crise ambiental e fortalecimento da democracia.