Em busca de acolher mulheres em situação de violência, a primeira Estação da Mulher do Estado será inaugurada, nesta quarta-feira (27), em Fortaleza. O equipamento funcionará no Metrô da Parangaba, que receberá uma Sala Lilás, para orientação a mulheres em situação de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, haverão ações de desenvolvimento econômico e realização das oficinas do Ceará Credi Mulher.
Segundo a diretora de Desenvolvimento Estratégico do Metrofor, Ticiana Marques, responsável pela administração dos espaços comerciais da empresa, a localização da Estação da Mulher terá impacto significativo. O serviço que funcionará dentro das estruturas do Metrô, e ao lado de um terminal de ônibus, em um bairro superpopuloso.
A Estação da Mulher ficará localizada no acesso da Estação Parangaba e não demandará pagamento de tarifa. Ao todo, a Estação Parangaba recebe diariamente cerca de 2 milhões de passageiros que embarcam nas linhas Sul e Nordeste. O equipamento visa ampliar a rede de políticas públicas de apoio às mulheres.
O termo de cooperação para implantação da Estação da Mulher no local foi assinado em dezembro de 2023, pela vice-governador Jade Romero (MDB).
