Menu

Naumi nega que sua esposa, Erika Amorim, será vice na chapa do PT em Caucaia

O deputado federal em exercício e ex-prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), negou que haja possibilidade de sua esposa, a ex-deputada estadual Erika Amorim, ser vice na chapa do PT para o Município. Em suas redes sociais, o ex-gestor do segundo maior colégio eleitoral do Estado afirmou que as “conversas de WhatsApp” são “fake news”, e que sua esposa prosseguirá à frente da empresa do casal. Naumi aproveitou para reafirmar sua pré-candidatura e que as decisões do casal são tomadas “em comum acordo”.

“Em minha declaração, enfatizo minha responsabilidade com o povo de Caucaia, com meu grupo de lideranças e asseguro que seguirei como pré-candidato em Caucaia. A notícia falsa, disseminada, não condiz com a realidade e busca desinformar a população”, completa.

De acordo com Naumi, citarem o nome de sua esposa como possibilidade a vice do PT simboliza que eles têm “um trabalho prestado em Caucaia”. “A gente fica feliz por uma parte”, afirmou. No entanto, o agora deputado ressalta que “não pode concordar com fake news”. “Quero deixar bem claro para o nosso povo que a gente tem responsabilidade com vocês. Política não é brincadeira, é coisa séria”.

Com 241.499 eleitores, conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o Município é, ao lado de Fortaleza, um dos dois únicos do Estado onde há a possibilidade de segundo turno nas Eleições. Apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores há a possibilidade de segundo turno. O Executivo caucaiense é visto como um dos mais importantes pelos agentes da política cearense, sendo fortemente disputado pelos grupos políticos.

PRÉ-CANDIDATURA PETISTA EM CAUCAIA

No último dia 15 de março, o PT anunciou a pré-candidatura do secretário da articulação política do Governo do Ceará, Waldemir Catanho (PT), para as Eleições Municipais de 2024 em Caucaia. Catanho será o nome que vai concorrer para dar continuidade ao Governo do atual prefeito Vitor Valim (PSB), que desistiu de concorrer à reeleição.

A escolha do secretário como o nome do Governo para o pleito, que já vinha sendo ventilada nos bastidores, foi confirmada pelo próprio Catanho, em suas redes. “Coloquei meu nome à disposição desse desafio de avançar na melhoria das condições de vida do povo de Caucaia e o primeiro passo é o diálogo, é escutar os anseios da população caucaiense, conversar com o povo simples, com lideranças, vereadores, empresários, entidades sociais, conversar com a população em geral, entendendo o que avançou e o que ainda está por ser feito”.

“Agradeço os apoios do prefeito Vitor Valim e dos vereadores do Município, além do governador Elmano, do ministro Camilo, do presidente Lula, e dos integrantes do meu partido, o Partido dos Trabalhadores”, acrescentou.

A escolha pelo nome que representaria Valim no Executivo de Caucaia já vinha se arrastando desde o final do ano passado, quando o gestor anunciou que não concorreria à reeleição. Desde então, nomes como o do secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho (PDT), e da deputada federal Luizianne Lins (PT) vinham sendo ventilados

Luizianne, que já é pré-candidata em Fortaleza, é aliada de Catanho. Ele, inclusive, foi secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza, de 2005 a 2012, durante a gestão da parlamentar. Catanho também já defendeu a ex-prefeita para um novo mandato na Capital. O nome petista para o pleito deste ano, no entanto, tem uma disputa acirrada, com outros quatro nomes tentando garantir o seu espaço. O presidente do Legislativo cearense, Evandro Leitão, é considerado um dos principais postulantes, ao lado de Luizianne.

O acordo para que Catanho assumisse o posto de pré-candidato em Caucaia passa por articulações da ex-prefeita com o governador Elmano de Freitas e com o ministro Camilo Santana. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, o agora pré-candidato tem histórico de atuação nos movimentos estudantis e sindicais. 

DEMAIS NOMES

Até o momento, pelo menos outros quatro nomes devem disputar as eleições na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. São eles o atual vice-prefeito, Deuzinho Filho (União Brasil), rompido com Valim; Coronel Agnaldo (PL), marido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP); o ex-prefeito e ex-deputado federal Zé Gerardo (PDT); e a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB).