Estudantes de ensino médio da rede as pública nascidos em janeiro e fevereiro já podem sacar a primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200. O benefício começou a ser pago nesta terça-feira (26) e segue até o dia 3 de abril, conforme o mês de nascimento do estudante. O incentivo referente à matrícula será depositado nas contas estudantis até o dia 7 de abril.
Caso o estudante beneficiado seja menor de idade, é necessário que o responsável legal autorize o aluno a movimentar a conta. O processo pode ser feito de forma online, pelo aplicativo Caixa Tem, ou de forma presencial em uma agência bancária da Caixa. O depósito das parcelas é feito nas contas digitais abertas automaticamente pela Caixa em nome dos estudantes beneficiados.
Confira o calendário de pagamentos:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: recebem em 26 de março
- Nascidos em março e abril: recebem em 27 de março
- Nascidos em maio e junho: recebem em 28 de março
- Nascidos em julho e agosto: recebem em 1º de abril
- Nascidos em setembro e outubro: recebem 2 de abril
- Nascidos em novembro e dezembro: recebem em 3 de abril
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão beneficiados alunos que estiverem matriculados em qualquer série do ensino médio na rede pública e com informações enviadas pelas redes de ensino até o dia 8 de março. O programa busca democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre jovens, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.
No Ceará, a expectativa é de que 185 mil jovens sejam beneficiados com o programa. Ao todo, serão investidos mais de R$ 534 milhões. No último dia 14, o Estado aderiu ao Pé-de-Meia. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e também do ministro Camilo Santana. “Quase 60% dos alunos e alunas da rede pública do Ceará integram o Cadastro Único. Portanto, um número significativo de jovens vão poder receber o benefício”, destacou o governador Elmano de Freitas.
