Como anunciado na edição desta segunda-feira (25) do OPINIÃO CE, o prefeito de Baturité, Hérberlh Mota, a ex-governadora e atual secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela (PSB), representando o ministro Camilo Santana (PT), e o governador Elmano de Freitas (PT) assinaram o Ato Autorizativo para início da Faculdade de Medicina de Baturité. A data foi escolhida em comemoração à libertação dos escravos no Ceará, em 25 de março, já que o curso será realizado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que terá uma sede na cidade.
“Assinei, ao lado do secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, o ato que marca o início da faculdade de Medicina no campus instalado no Maciço de Baturité. Muito me orgulha contribuir com a expansão do ensino superior em nosso Estado. Para cursar Direito, tive que deixar o município onde morava e me mudar para Fortaleza. Fico feliz que agora os jovens tenham a oportunidade de estudar em sua região. Ofertar mais uma graduação é essencial para gerarmos oportunidades e assim viabilizarmos o ingresso dos nossos jovens na universidade”, celebrou o governador Elmano de Freitas.
View this post on Instagram
Uma das principais lideranças do Maciço, Hérberlh Mota marca mais uma vez sua gestão pelas mãos do governador Elmano, seu padrinho político, uma parceria que visa fortalecer a região. O gestor municipal tenta consolidar sua reeleição, pois tem o apoio de um arco de alianças formado por mais de 11 partidos políticos e o apoio Maciço de ex-prefeitos, vereadores, lideranças, formando um dos maiores grupos políticos da história de Baturité.
CAMPUS
Ainda em outubro do ano passado, Camilo anunciou o início do processo de implantação do curso de medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Em novembro, foi dado início ao processo de licitação da primeira etapa da construção da unidade. Na oportunidade do anúncio, Hérberlh Mota destacou que o equipamento garantirá dignidade para a população. “Garantindo dignidade ao povo de Baturité, que a partir da construção do Hospital Municipal vai ter um atendimento médico e hospitalar sendo realizado no próprio município, não precisando mais se deslocar para outras cidades”.
O curso é resultado de uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal e consiste em uma demanda antiga da população do Maciço de Baturité e faz parte da ampliação do processo de interiorização do ensino superior no Ceará. O objetivo é criar um centro de saúde e, além de medicina, ofertar também vários outros cursos na área. O equipamento vai disponibilizar a estrutura necessária para as aulas práticas na unidade.
