Menu

Saiba o que abre e o que fecha em Fortaleza no feriado da Data Magna (25)

O Ceará celebra, nesta segunda-feira (25), o feriado estadual da Data Magna, relembrando o fim da escravidão no Estado. A data foi instituída por lei em 6 de dezembro de 2011. O Ceará foi a primeira província brasileira a libertar pessoas escravizadas, em 25 de março de 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no Brasil. Por conta do dia, uma série de serviços e espaços funcionarão em horários diferenciados, como shoppings, cinemas e supermercados.

Nos shoppings North Shopping Fortaleza, North Shopping Maracanaú, Via Sul Shopping e North Shopping Jóquei, por exemplo, o funcionamento das lojas, quiosques, praça de alimentação e lazer será normal, das 10 às 22h. No Shopping Eusébio, as lojas e quiosques funcionarão das 9h às 21h. Nas unidades, as Lojas Americanas funcionarão de 9h às 21h. Já as praças de alimentação, das 11h às 22h. O cinema terá funcionamento segundo a programação disponibilizada no site e bilheteria de cada unidade. Os bancos Bradesco, Itaú e lotérica estarão fechados, assim como as unidades do Detran presentes nos shoppings.

OUTROS PONTOS

Os três entrepostos da Ceasa, em Maracanaú, em Tianguá e em Barbalha, funcionarão normalmente nesta segunda-feira (25), assim como os supermercados. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Estado do Ceará, as farmácias também funcionam normalmente.

Em relação às padarias, as unidades poderão funcionar normalmente, ficando a critério de cada estabelecimento, conforme o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará informou que os postos de combustíveis também funcionarão normalmente em todo o Estado. Conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará, as agências bancárias não abrirão para atendimento nesta segunda-feira (25), mas os caixas eletrônicos estarão disponíveis para saques. O atendimento retorna ao normal na terça-feira (26).

SERVIÇOS PÚBLICOS

A Prefeitura de Fortaleza informou que não haverá alteração no funcionamento dos serviços essenciais, tais como socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, vigilância e salva-vidas. Na área da saúde, a Prefeitura abre, exclusivamente para vacinação de rotina, contra covid-19, influenza e raiva humana nos postos de saúde Mattos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz) e Irmã Hercília Aragão (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape), das 8h às 16h30. O atendimento ocorre mediante a capacidade diária máxima de cada equipamento.

Para atendimentos de urgência, adulto e infantil, Fortaleza conta com 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo seis delas administradas pelo Município, todas funcionando 24h. A população pode buscar atendimento pediátrico de urgência no Hospital da Criança de Fortaleza (HCF) e também no Hospital Intanfil Filantrópico da Sociedade de Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai). Além disso, para emergência cirúrgica e traumatológica, a população pode buscar o Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra), o Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba) e o Instituto Dr. José Frota (IJF) para os casos de alta complexidade.

Para emergência obstétrica e ginecológica, o acolhimento ocorrerá no Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter (Gonzaguinha do José Walter), no Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra) e no Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição.

O Centro de Referência e Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Francisca Clotilde é aberto 24 horas para atendimento de domingo a domingo. Ele fica na Rua Teles de Sousa, s/n – Couto Fernandes (Casa da Mulher Brasileira). O telefone é (85) 3108-2968. Refeitório e pousadas sociais também terão funcionamento normal.

SEGUNRANÇA

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuará com as equipes em campo organizando a circulação de veículos e pedestres, atendendo as eventuais ocorrências e coibindo comportamentos irregulares. Já as Centrais de Atendimento não funcionam, mas o cidadão pode ter acesso aos serviços do órgão por meio do site ou aplicativo AMC Trânsito. Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender as demandas da população.