Em missão oficial desde a última semana, o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará, Salmito Filho, a convite da Envision Energy, uma empresa chinesa líder global em energias renováveis, cumpre série de compromissos internacionais ao longo desta semana. Salmito e a comitiva cearense já visitaram o centro de pesquisa da companhia na Dinamarca e, a partir desta segunda-feira (25), iniciam os compromissos na China, onde devem conhecer os projetos da Envision Energy em operação no País. Salmito Filho está acompanhado do secretário-executivo da Indústria, Joaquim Rolim, e do secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação, Fábio Feijó.
Em Xangai, estão programadas visitas à sede da empresa e à fábrica de hidrogênio verde. Em Jiangyin, conhecerão as fábricas de turbinas eólicas, de lâminas, de armazenamento de baterias e de eletrolisadores.
A Envision Energy é uma empresa líder mundial em tecnologia ecológica, que oferece soluções de sistemas de energia renovável para empresas, governos e instituições em todo o mundo. Com a missão de “resolver os desafios para um futuro sustentável”, a Envision Energy tem como meta reduzir, continuamente, os custos de produção, armazenamento e sinergia das energias renováveis por meio da inovação tecnológica. O contato principal para as visitas acontecerem foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT), que orienta à SDE a dar sequência à busca de investimentos na área de energia eólica e hidrogênio verde.
Em uma das visitas realizadas na última semana, o secretário Salmito Filho fez a apresentação do planejamento estratégico do Governo do Ceará, evidenciando desde a política de desenvolvimento econômico até as energias renováveis e o hidrogênio verde. Durante a explanação, Kurt Andersen, sócio sênior da Envision, ressaltou: “Pelo que foi apresentado sobre energias renováveis e hidrogênio verde, deu para ver claramente como irão utilizar o potencial solar e eólico existente no estado e fora do estado para posicionar o Ceará na nova economia verde mundial. Obviamente, devem trabalhar com empresas globais para tornar isso realidade, e nós podemos eventualmente convidar várias empresas para participar de um grupo de investimentos a fim de tornar esse potencial uma realidade”, ressaltou.
HUB DE H2V
O Ceará tenta se fortalecer como centro promissor de energias renováveis, especialmente no desenvolvimento do hidrogênio verde. O Estado tem atraído investimentos significativos, com mais de 30 acordos firmados e uma projeção de mais de US$ 30 bilhões de dólares (R$ 145,7 bilhões). O potencial do Ceará inclui recursos eólicos e solares abundantes, infraestrutura robusta e apoio governamental. “Investir em práticas sustentáveis na geração de energia limpa é uma preocupação do governo cearense. Aproveitar de forma consciente o sol e os ventos fortes, presentes em abundância no nosso Ceará, trará, sem dúvidas, resultados satisfatórios e até transformadores na nossa economia”, afirma o titular da SDE, Salmito Filho.
A produção de hidrogênio verde, obtido por meio da eletrólise da água através da utilização de energias renováveis, é vista como um pilar importante na transformação da matriz energética global. Com investimentos planejados para o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, na Grande Fortaleza, espera-se um impacto positivo significativo na economia local, incluindo geração de empregos e desenvolvimento tecnológico. O Estado já assinou memorandos de entendimento com empresas nacionais e estrangeiras, evidenciando o crescente interesse no potencial do Ceará como líder na produção de energias limpas.
