O Ceará venceu o Treze por 1 a 0 na tarde deste domingo (24), no Estádio O Amigão, em Campina Grande–PB, pela 7ª rodada da Copa do Nordeste. Logo aos 2 minutos do segundo tempo, o zagueiro David Ricardo marcou o gol da vitória do Alvinegro de Porangabuçu, resultado que recoloca o time no G4 do Grupo A e o deixa mais próximo da classificação para a fase eliminatória. Com o resultado, o Vozão chega aos 12 pontos e ocupa a terceira colocação do Grupo A, dependendo só de si para avançar de fase. Para isso, basta vencer o Itabaiana na próxima quarta-feira (27), às 21h30min, na Arena Castelão, por qualquer placar.
*A matéria foi atualizada às 23h. O Ceará perdeu uma posição após empate do CRB, que saltou para a vice-liderança.
O Ceará iniciou o jogo sofrendo com o avanço do Treze, que controlou as primeiras ações da partida. A equipe comandada por Vagner Mancini sentiu as ausências de Guilherme Castilho e Aylon, por lesão, e do atacante Erick Pulga, principal nome alvinegro na temporada e que foi poupado pela comissão técnica. Já os donos da casa usavam as laterais do campo para atacar, mas esbarrou esbarrou em uma defesa sólida e mais uma boa atuação do goleiro Richard. O arqueiro defendeu finalizações de Will Viana, Xandy e Thiaguinho – os dois últimos, já no final da primeira etapa.
O Ceará, por sua vez, tentava cruzamentos na área, mas com a defesa paraibana bem postada.
⏱️ FIM DE JOGO! VITÓRIA DO VOZÃO! 🏁
Nosso gol foi marcado pelo zagueiro David Ricardo. 👊
📸 Felipe Santos / Ceará SC#TRExCSC – 0x1#CopaDoNordeste2024#TodoMundoJogaJunto pic.twitter.com/NLu16EEJdf
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) March 24, 2024
GOL NO INÍCIO
Precisando do resultado para se aproximar da classificação, o Vozão veio para a segunda etapa de forma diferente. A recompensa também veio logo no início. Aos 2 minutos, o zagueiro David Ricardo aproveitou boa cobrança de escanteio de Lourenço e desviou para abrir o marcador para o Alvinegro de Porangabuçu. Aos 5, o Treze respondeu, com chute de fora da área de Thiaguinho, mas Richard defendeu.
Com o placar em vantagem, o Ceará passou a controlar mais ações e ganhou o meio de campo. O time conseguiu segurar a posse de bola e envolver a defesa adversária. Os visitantes quase ampliaram o marcador aos 31 minutos, com Saulo Mineiro, que recebeu belo passe de Raí Ramos, pela ponta direita, e finalizou de letra. O goleiro Rayan, no entanto, pegou com tranquilidade.
Empurrado pela torcida e pela necessidade do resultado, os donos da casa botaram mais fogo ofensiva e tentavam empurrar o Vozão, principalmente com jogadas pelos lados do campo. Ramon Menezes e David Ricardo, bem postados em campo, conseguiam cortar as jogadas pelo alto. Para reforçar a defesa, Vagner Mancini promoveu as entradas de Matheus Felipe (zagueiro), Paulo Victor (lateral-esquerdo) e Jean Irmer (volante). Mesmo pressionado, o Vozão conseguiu segurar o resultado e deixou o Estádio O Amigão com três pontos importantíssimos para a sequência da Copa do Nordeste.
