Menu

Com Fernando Santana em Juazeiro do Norte, PT vai lançar 23 pré-candidatos no Cariri

As Eleições Municipais de 2024 vão se aproximando e, com isso, os partidos começam a lançar as suas pré-candidaturas para viabilizarem apoios e arcos de aliança com demais legendas para o pleito que vai ocorrer nos 184 municípios cearenses. Neste sábado (23), o PT vai anunciar os seus postulantes à disputa na região do Cariri. Segundo o presidente estadual do partido, Antônio Filho “Conin”, dos 28 municípios caririenses, 23 terão pré-candidatos petistas. O deputado estadual Fernando Santana foi confirmado em Juazeiro do Norte. As informações foram passadas com exclusividade ao OPINIÃO CE.

Leia também | PDT inicia caravana no Cariri, enquanto PT lança pré-candidaturas na região neste sábado (23)

De acordo com o presidente, atualmente, o partido governa os Executivos de 13 municípios da região. São eles:

  • Campos Sales;
  • Altaneira;
  • Santana do Cariri;
  • Nova Olinda;
  • Tarrafas;
  • Potengi;
  • Crato;
  • Barbalha;
  • Jati;
  • Penaforte;
  • Mauriti;
  • Milagres;
  • Aurora.

Conforme Conin, a meta é ampliar o número de Prefeituras. “Estamos muito otimistas”, assegurou. Dos nomes a serem lançados em municípios que não são governados pelo PT, o presidente destacou as pré-candidaturas do vereador Acácio Leite, em Caririaçu; do ex-prefeito de Farias Brito, Vandevelder; e do vice-prefeito de Abaiara, Angim. “Temos bons nomes nos municípios que não governamos ainda”, disse.

JUAZEIRO DO NORTE

Outro município destacado foi Juazeiro do Norte. Na cidade, a maior do Interior do Estado e terceiro maior colégio eleitoral do Ceará – atrás de Fortaleza e Caucaia – com 190.860 eleitores, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido vai lançar o deputado estadual Fernando Santana. Seu nome, que já vinha sendo ventilado há alguns meses para o Executivo juazeirense, foi confirmado pelo governador Elmano de Freitas e por Conin, nesta sexta (22). A Terra de Padre Cícero é governada Glêdson Bezerra, que faz oposição ao Executivo estadual.

Sobre o arco de alianças de apoio a Fernando Santana no pleito, Conin afirmou que será Fernando quem vai liderar as conversas com os aliados. “Uma vez anunciado, ele começa uma agenda de conversa com outros partidos e lideranças. Aí a gente vai tendo ideia de com quem ele conta”, disse. A expectativa do presidente é de que ele conte com toda a base de apoio do Governo Elmano, arco que tem partidos como PSB, PSD, Psol, PP, Republicanos, MDB e Podemos. Este último, no entanto, um apoio seria dificultado devido à presença do prefeito Glêdson no partido. 

De acordo com Conin, ainda não houve conversa com o presidente estadual do Podemos, o prefeito de Aracati, Bismarck Maia, sobre possibilidade de apoio ao PT no Cariri. Ele acredita, porém, que o momento não deve demorar. 

“Eu tenho tido alguns encontros, eventos e atividades com o Eduardo [Bismarck], o deputado federal, filho do Bismarck, e nós vamos, em breve, fazer essa conversa”.

Sobre Juazeiro, no entanto, o presidente do PT Ceará ressaltou que será Fernando Santana quem vai liderar as conversas. Ele destacou ainda que Glêdson é anterior a Bismarck Maia no Podemos. “Parece que quando o Bismarck chegou ao Podemos, já ficou resolvido que o Podemos de Juazeiro é do prefeito”.

Dois partidos do arco de aliança, MDB e Psol, já contam com pré-candidaturas no Município. O Psol lançou o nome de Germano Lima. Já o MDB anunciou pré-candidatura do deputado estadual Davi de Raimundão. Conforme Conin, sobre o pré-candidato emedebista, haverá um diálogo sobre essa situação. “O Davi também é um deputado da base do governo e a gente tem uma excelente relação. Inclusive entre ele e o Fernando”, destacou.

CRATO E BARBALHA

Os outros dois municípios que completam o chamado triângulo “Crajubar”, Crato e Barbalha, possuem prefeitos petistas. No Crato, Zé Ailton Brasil não poderá concorrer à reeleição, já que foi eleito em 2016. Em 2023, houve um princípio de impasse entre o Diretório Estadual e o Diretório Municipal do Crato, após o PT de Crato escolher o vereador Pedro Lobo como o pré-candidato da situação. No entanto, após a escolha, o PT Ceará derrubou a decisão. Segundo Conin, tudo já foi resolvido. 

“Está tranquilo. Já conversamos e nos entendemos. [O impasse] não durou muito não. O Pedro Lobo esteve em Brasília, conversou com Camilo, com o prefeito Zé Ailton e com o Guimarães [deputado federal José Guimarães]”, afirmou. “Resolvemos no diálogo”, completou.

À época do impasse, o Diretório Estadual defendia o nome do chefe de gabinete da prefeitura de Crato, Rondinele Brasil, como o pré-candidato. Entretanto, o presidente do PT Ceará disse ainda não ter o nome definido. “O que temos definido é que o Zé Ailton lidera a sucessão dele. O PT já tem acordo sobre isso e o Zé está fazendo as conversas e pesquisas consultando a população. Ele vai anunciar no momento certo”Já em Barbalha a situação é mais tranquila, pois o prefeito Guilherme Saraiva foi eleito em 2020, nas últimas Eleições, podendo concorrer à reeleição. Conin também confirmou Saraiva como o pré-candidato no Município.