A portaria que obriga as promotoras de eventos e shows a garantir acesso gratuito a água potável foi prorrogada na última terça-feira (19) pelo Ministério da Justiça e publicada no Diário Oficial da União (DOU). A portaria foi renovada por mais 120 dias. A obrigatoriedade foi estabelecida após a morte da jovem Ana Clara Benevides em função do forte calor em um show da cantora norte-americana Taylor Swift, no Rio de Janeiro.
Devido aos grandes eventos e shows que devem acontecer no país nos próximos meses, foi estabelecida a renovação da portaria. Neste fim de semana, São Paulo sedia mais uma edição do festival Lollapalooza. A produtora do evento já garantiu que haverá oito pontos de hidratação dentro do festival, que permitirá a entrada de garrafas de água não rígidas e que também fará distribuição de garrafas tipo squeeze aos visitantes perto dos palcos.
Nos últimos meses, a onda de extremo calor que atinge diversas regiões do País tem chamado a atenção de autoridades e causado preocupação na população. No Ceará, a maior temperatura do ano passado ocorreu ainda no fim do mês de outubro, no município de Jaguaribe, a 293 km de Fortaleza, com 41,9°C. De acordo com o Inmet, a previsão para o outono é que as temperaturas se mantenham mais altas do que a média esperada para a estação, com predominância de tempo seco.
