Menu

Exposição “Mulheres Entrelaçadas” será inaugurada nesta quinta-feira (21)

A exposição “Mulheres Entrelaçadas”, apresentada pela Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), reunirá 60 quadros com pinturas bordadas a mão por 20 artistas mulheres do grupo Entrelaçadas, que será inaugurada nesta quinta-feira (21), às 18h, no Espaço CEGÁS de Cultura, localizado na Av. Washington Soares, no bairro José de Alencar. Este evento faz parte da comemoração ao mês da mulher na companhia.

Obras que foram destaques em mostras passadas, como a “Exposição Chico da Silva”, com a curadoria de Roberto Galvão; “Mulheres Nordeste”, de Ciça Mora; e “Flora Cearense”, de Sandra Montenegro, serão reunidas nesta exposição. O objetivo é promover uma visão ampla sobre temáticas diferentes e técnicas de bordado.

Este grupo chamado “Entrelaçadas”, a qual é formado por 20 mulheres que se reúnem para bordar e ensinar este tipo de arte para as futuras gerações. Levar a técnica do bordado para as artes plásticas é uma das inovações deste grupo.

“Somos mais do que um grupo de bordadeiras; somos guardiãs de uma herança que transcende o tempo. Nossos trabalhos refletem a diversidade de nossas experiências, trazendo à vida temas como amor, resistência, conexão com a natureza e luta por igualdade”, disse uma das integrantes do grupo Entrelaçadas, Iara Reis.

“Trata-se de um trabalho criativo de um talentoso coletivo de mulheres. Usa-se a técnica ancestral do bordado para criar belíssimos quadros em homenagem à 24 mulheres nordestinas inspiradoras e a Chico da Silva, considerado um dos maiores artistas primitivistas do País” declarou o presidente da CEGÁS, Miguel Nery.