Menu

No Dia Internacional da Síndrome de Down, Alece promove atividades sobre o tema

síndrome de Down - Ceará
Foto: Divulgação/Bia Medeiros

No dia internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), fomenta a sensibilização sobre a síndrome. Entre as atividades está a campanha pelo uso de meias diferentes e coloridas. Chamada de Lots of Socks, a ação convida as pessoas a usar meias coloridas e diferentes como forma de chamar a atenção e abrir espaço para o diálogo.

Os profissionais da Ciadi, órgão que acompanha crianças com síndrome de Down (trissomia 21) e crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), estão usando as meias desde o início da semana e, especialmente, amanhã, data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Além da ação, o órgão vai realizar blitz de conscientização no entorno da Alece.

De acordo com a coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz, o momento é importante para celebrar a diferença. “Estaremos usando meias coloridas, meias divertidas para mostrar que as diferenças não têm importância para cada um de nós”, disse.

Em seguida, acontece o “II Seminário Ciadi – síndrome de Down: essência de puro amor” no auditório Murilo Aguiar da Alece, a partir das 13h30. Com palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas, o evento conta com a parceria da Associação Fortaleza Down e aborda o lema da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down de 2024, “Menos estereótipos, mais oportunidades”.