Menu

Com novo posto itinerante, Sarto completa as seis carretas do programa Vem Saúde

Durante a entrega, Sarto celebrou a implantação das seis unidades móveis e destacou a importância dos equipamentos para a saúde de Fortaleza. Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

O prefeito José Sarto entregou, na manhã desta quarta-feira (20), a sexta e última carreta do programa Vem Saúde, que leva os serviços da Atenção Primária à Saúde para a população. Até o dia 29 de março, a unidade está no bairro Aerolândia, na Regional 6, próximo ao Polo de Lazer (na Comunidade do Areal). Durante a entrega, Sarto celebrou a implantação das seis unidades móveis e destacou a importância dos equipamentos para a saúde de Fortaleza.

“O retorno que temos da população é espetacular. É um programa que tem revolucionado o atendimento da atenção básica, chegando a comunidades densamente habitadas e com índices epidemiológicos altos, principalmente nesse período da quadra chuvosa. Uma unidade dessa atende cerca de 1,2 mil consultas por mês. Isso dá uma desafogada na urgência do município, melhorando a demanda e o atendimento”, detalhou.

Após o próximo dia 29, a unidade continuará seguindo um cronograma, permanecendo por uma semana em cada local. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), busca ampliar o acesso dos usuários aos serviços de saúde. Os resultados têm sido expressivos, conforme pontuou Galeno Taumaturgo, titular da pasta. “Até o momento nós fizemos, nas unidades móveis, mais de sete mil atendimentos médicos, oito mil atendimentos de enfermagem e dois mil atendimentos de odontologia. É um projeto que está causando impacto onde chega. Tudo isso faz parte do plano de governo do Prefeito em levar a saúde mais perto da casa das pessoas”, explicou ele.

Outros cincos postos de saúde itinerantes já estão beneficiando a população fortalezense. Três carretas estão substituindo postos de saúde que estão sendo requalificados: nos bairros Conjunto Ceará (posto Maciel de Brito), Lagoa Redonda (posto Terezinha Parente) e Álvaro Weyne (posto Floresta). A quarta unidade está acolhendo temporariamente as demandas pediátricas ao lado do Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), no bairro Jóquei Clube.

Já o quinto posto móvel, entregue em fevereiro pela gestão, está atualmente com atendimento no bairro Vicente Pinzón e comunidade do Lagamar. O intuito é que as unidades percorram toda a cidade, ampliando o atendimento nos territórios e o acesso aos serviços básicos. A escolha dos bairros considera critérios como: áreas territoriais extensas, adensamento populacional, perfis epidemiológicos, barreiras sociais e regiões com grande volume de postos sendo requalificados.

SERVIÇOS

As unidades, que podem ser acessadas pelo público geral, ofertam seus serviços de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto feriados). Cada unidade tem capacidade para realizar aproximadamente 1.100 atendimentos ao mês. Os equipamentos possuem 45m², além de contarem com estrutura anexas para acolher laboratório, sala de pequenos procedimentos, coleta laboratorial, banheiros e esterilização. Entre os serviços ofertados nas estruturas, estão consultas médicas e de enfermagem, além de atendimento odontológico, realização de pequenos procedimentos e coleta laboratorial.

Os usuários também terão acesso, de acordo com a avaliação médica, à aplicação de medicação injetável, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose, e encaminhamentos para especialidades.