As obras de construção do complexo em homenagem a Santo Antônio em Caridade está na metade da execução. O equipamento é fruto de investimento de quase R$ 11 milhões do Governo do Ceará e de convênio com a prefeitura da cidade que fica a 91 quilômetros de Fortaleza.
O monumento em homenagem a Santo Antônio é mais um reforço cultural para fomentar o turismo religioso no Sertão de Canindé.
A Superintendência de Obras Públicas (SOP) é a responsável pelo acompanhamento das intervenções, que se desenvolvem em etapas distintas. A primeira se refere à construção de um espaço cultural na base do monumento. A segunda consta da montagem da estátua de Santo Antônio, que terá 36 metros de altura; a pavimentação do acesso ao local e a urbanização dos entornos da edificação.

“O edifício-base do complexo já foi praticamente finalizado. Também avançamos bastante na estrutura interna que dá sustentação à estátua e hoje estamos trabalhando na concretagem do 12º pavimento. Após a conclusão desse serviço, a camada externa da escultura de Santo Antônio será fixada pelas equipes da Prefeitura de Caridade. Por fim, serão executadas as fases de pavimentação e urbanização”, detalha o assessor de fiscalização de obras da SOP, Saullo Câmara.
Ao todo, o santuário compreende uma área de aproximadamente 4,4 mil metros quadrados, localizado no Serrote do Cágado, ponto mais alto da cidade. Para receber turistas e devotos com conforto e segurança, o espaço ainda contará com mirante, capela, pontos comerciais, pátio e calçadão arborizado, além de escadarias, rampas e um estacionamento com 28 vagas.
OUTROS MONUMENTOS
Para expressar a religiosidade por meio das festividades e celebrações, a população do Interior vem sendo beneficiada com uma série de melhorias de infraestrutura, para comportar o grande movimento de pessoas pelos centros religiosos do Estado.
É o caso das obras que atualmente ocorrem nos monumentos de São Francisco e da Beata Benigna, nos municípios de Canindé e Santana do Cariri, respectivamente. Os investimentos para os complexos de Santo Antônio, São Francisco e Beata Benigna juntos somam algo em torno de R$ 40 milhões aplicados pelo Governo do Ceará.
