Na véspera do feriado do Dia de São José, o Ceará registrou chuvas em cerca de 140 municípios, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os mariores acumulados, entre 7h de domingo (17) e 7h desta segunda-feira (18), foram observados em Fortaleza (77,2 mm), Viçosa do Ceará (56,2 mm), Barroquinha (52 mm), Itapajé (51 mm), Jijoca de Jericoacoara (51 mm), Salitre (50.7 mm), Caririaçu (50 mm) e Lavras da Mangabeira (50 mm).
Conforme a Fundação Cearense, a previsão do tempo para os próximos três dias, incluindo o Feriado de São José, aponta condição de chuva em todas as macrorregiões do Estado. Os maiores acumulados são esperados para o Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité, Ibiapaba, no norte do Sertão Central e Inhamuns e no norte da Jaguaribana. Nessas áreas, as chuvas podem ter intensidade de moderada a forte na madrugada, manhã e tarde. No entanto, as demais regiões (Cariri, Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns) devem apresentar chuvas com intensidade fraca ou moderada, que tendem a ocorrer nos períodos da tarde, noite e madrugada.
“Dia de São José tem previsão de chuva em todo o Ceará. O Dia de São José é próximo ao Equinócio de Outono, que vai acontecer aos 6 minutos do dia 20 de março. Por outro lado, a crença, de um modo geral, associa a boa chuva no Dia de São José a uma boa estação chuvosa. Nesta época do ano, a Zona de Convergência Intertropical [ZCIT], principal sistema indutor de chuvas no Nordeste e no Ceará, em anos bons, já deve estar atuando. Vamos ver como se comporta neste ano”, explicou a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
As chuvas que estão previstas para o centro-norte cearense nos próximos dias devem ser favorecidas pelo posicionamento e atuação da ZCIT. Também exercem interferência a presença de áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil, os efeitos de brisa (terrestre e marítima) e a combinação de temperatura, umidade e relevo.
CONFIRA A PREVISÃO
- SEGUNDA-FEIRA (18): Céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité, Ibiapaba e no norte do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, chuvas isoladas.
- TERÇA-FEIRA (19): Céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité, Ibiapaba, no norte do Sertão Central e Inhamuns e no norte da Jaguaribana. Nas demais regiões, chuvas isoladas.
- QUARTA-FEIRA (20): Céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Ibiapaba, no norte do Sertão Central e Inhamuns e no norte da Jaguaribana. Nas demais regiões, chuvas isoladas.
Já conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a parte Norte e Noroeste do Ceará, além do Sertões Cearenses, está em alerta laranja para chuvas e ventos intensos. Nesse caso, as precipitações podem chegar a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O restante do Estado está em alerta amarelo, de perigo potencial, com chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
AÇUDES
As chuvas observadas nas últimas semana também vêm influenciando no aporte hídrico do Estado. De acordo com o portal hidrológico gerido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Ceará tem 20 reservatórios sangrando até a manhã desta segunda-feira (18) – Acaraú Mirim (Massapê); Arrebita (Forquilha); Forquilha (Forquilha); São Vicente (Santana do Acaraú); Sobral (Sobral); Caldeirões (Saboeiro); Diamantino II (Marco); Gangorra (Granja); Itaúna (Granja); Tucunduba (Senador Sá); São Domingos (Caridade); Gerardo Atimbone (Sobral); Patos (Sobral); Quandú (Itapipoca); Santa Maria de Aracatiaçu (Sobral); Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral); São Pedro Timbaúba (Miraíma); Cauhipe (Caucaia); Germinal (Pacoti) e Tijuquinha (Baturité).
A reserva hídrica total é de 42,3% nos 157 açudes monitorados no Estado. Em igual período de 2023, o Ceará contava com 32,9% de recarga nos reservatórios monitorados e 18 açudes sangrando, além de outros 13 acima dos 90%. Hoje, o Estado conta com 12 reservatórios acima dos 90% de capacidade.
