Menu

Alece e SPS assinam termo de cooperação para repasse de vacinas

Reprodução/ Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e a Secretaria da Proteção Social (SPS), assinaram juntas um acordo de cooperação, para o repasse de vacinas ao Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). A colaboração entre os órgãos permitirá o funcionamento da Sala de Vacinação existente no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III).

 “É mais um passo importante para a gente conscientizar sobre a importância da vacinação e fazer com que o cidadão que vai procurar um serviço que a Assembleia oferece já tenha outro disponível”, pontuou o primeiro-secretário da Alece, deputado Danniel Oliveira (MDB). 

A titular da Secretaria da Proteção Social, Onélia Santana, se mostra otimista com a iniciativa  e informa que a SPS também ofertará vacinação à população nos Vapt Vupts de Messejana, do Antônio Bezerra, do Shopping Riomar e, em breve, do Centro. 

A primeira-dama da Alece e coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Cristiane Sales Leitão, avalia a parceria entre os poderes de fundamental importância para os cidadãos. Ela informa que o anexo III sempre é utilizado para serviços voltados à população cearense e que o acordo com a SPS proporcionará uma sala de vacinação ao local. Cristiane ainda alega que a parceria vai permitir a abertura de uma sala sensorial na Casa do Cidadão da Alece, com foco no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista (TEA). 

De acordo com o diretor do DSAS e presidente da Associação dos Servidores da Alece (Assalce), Luis Édson Sales, a oferta de vacinação no local era uma reivindicação dos servidores do Legislativo.

 “É um momento histórico, em que a gente coloca à disposição, não só de nossos servidores e dependentes, mas da comunidade do entorno, esse serviço de qualidade, que visa à prevenção de doenças”, destaca o diretor.

A orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, informou que na Sala de Vacinação serão ofertados todos os imunizantes do calendário de vacinação do Ministério da Saúde. O serviço deve iniciar assim que as vacinas forem disponibilizados e que uma campanha de divulgação será feita para informar os servidores e a população sobre o início do funcionamento.

Outras autoridades estiveram presentes no acordo entre Alece e SPS, como a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; o secretário-executivo do Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo Carvalho; a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Alece, Maria Elenice Ferreira Lima, e Luana Recamonde, esposa do primeiro-secretário da Alece, deputado Danniel Oliveira.