Nesta sexta-feira (15), Fortaleza teve o dia com o maior volume de precipitação de março, o segundo mês da quadra chuvosa no Estado. Das 7h da quinta-feira (14) às 7h de sexta, foram 85,4 mm de chuva só na Capital. Ainda conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 140 cidades tiveram chuva neste período. De acordo com o órgão, as precipitações devem continuar fortes até a próxima segunda-feira (18).
Para o restante desta sexta e para o sábado (16), a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuvas em todas as macrorregiões. No primeiro dia do fim de semana, a expectativa é de chuva isolada no Cariri e no sul das regiões da Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns. Para o domingo (17), a previsão também é de céu variando de nublado a parcialmente nublado, também com chuvas em todas as macrorregiões.
No intervalo de 24 horas de quinta para sexta, os maiores acumulados, segundo a Funceme, foram no centro-norte, em conformidade com a previsão do tempo apresentada anteriormente. Os destaques foram:
- Aracati, com 112,4 mm;
- Fortaleza, com 85,4 mm;
- São Gonçalo do Amarante, com 85 mm;
- Redenção, com 78 mm;
- Guaramiranga, com 76 mm.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os 184 municípios cearenses estão em alerta laranja, sob o aviso de “perigo” para chuvas e ventos intensos durante este fim de semana, válido das 10h de sexta às 10h de segunda. Conforme o órgão, há riscos potenciais de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Conforme o Inmet, em casos de rajada de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. A entidade solicita ainda para que não sejam estacionados veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
