Menu

Caucaia: Catanho anuncia pré-candidatura para dar continuidade à gestão de Valim

Vitor Valim (PSB) e Waldemir Catanho (PT). Foto: Reprodução/Instagram

O secretário da articulação política do Governo do Ceará, Waldemir Catanho (PT), anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura de Caucaia para este ano de 2024. O postulante ao Executivo caucaiense será o nome que vai concorrer para dar continuidade ao Governo do atual prefeito Vitor Valim (PSB), que desistiu de concorrer à reeleição. A escolha do secretário como o nome do Governo já vinha sendo ventilada nos bastidores.

A confirmação foi dada pelo, agora, pré-candidato, através das redes sociais, contando a trajetória dele e do que planeja continuar em Caucaia, ligado aos projetos do atual prefeito Vitor Valim (PSB).

“Coloquei meu nome à disposição desse desafio de avançar na melhoria das condições de vida do povo de Caucaia e o primeiro passo é o diálogo, é escutar os anseios da população caucaiense, conversar com o povo simples, com lideranças, vereadores, empresários, entidades sociais, conversar com a população em geral, entendendo o que avançou e o que ainda está por ser feito. Agradeço os apoios do prefeito Vitor Valim e dos vereadores do município, além do governador Elmano, do Ministro Camilo, do presidente Lula, e dos integrantes do meu partido, o Partido dos Trabalhadores. […] Assumo agora o compromisso de continuar em Caucaia, cidade que conhece bem, esse governo de desenvolvimento que tantas conquistas vem trazendo para nosso município nesses últimos três anos, como o nosso Bora de Graça, os nossos espigões, o nosso Bora Iluminar, Bora Conectar, os nossos 140 km de estradas vicinais asfaltadas, as mais de 150 escolas reformadas, os nossos 10 leitos de UTI novos, entre tantas outras vitórias”, falou em trechos da postagem.

A escolha pelo nome que representaria Valim no Executivo de Caucaia já vinha se arrastando desde o final do ano passado, quando o gestor anunciou que não concorreria à reeleição. Desde então, nomes como o do secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho (PDT), e da deputada federal Luizianne Lins (PT) vinham sendo ventilados. 

Luizianne, que já é pré-candidata em Fortaleza, é aliada de Catanho. Ele, inclusive, foi secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza, de 2005 a 2012, durante a gestão da parlamentar. Catanho também já defendeu a ex-prefeita para um novo mandato na Capital. O nome petista para o pleito deste ano, no entanto, tem uma disputa acirrada, com outros quatro nomes tentando garantir o seu espaço. O presidente do Legislativo cearense, Evandro Leitão (PT), é considerado um dos principais postulantes, ao lado de Luizianne.

O acordo para que Catanho assumisse o posto de pré-candidato em Caucaia passa por articulações da ex-prefeita com o governador Elmano de Freitas (PT) e com o ministro da Educação Camilo Santana (PT). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, o agora pré-candidato ao segundo maior município do Estado tem histórico de atuação nos movimentos estudantis e sindicais. 

DEMAIS NOMES

O pleito em Caucaia tende a ser disputado. Até o momento, pelo menos outros seis nomes devem disputar as eleições na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). São eles o atual vice-prefeito, Deuzinho Filho (União Brasil), rompido com Valim; Coronel Agnaldo (PL), marido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP); o ex-prefeito e deputado federal em exercício, Naumi Amorim (PSD); o presidente da Câmara Municipal de Caucaia, o vereador Tanilo Menezes (MDB); o ex-prefeito e ex-deputado federal Zé Gerardo (PDT); e a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB).