A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) apresentou, nesta quinta-feira (14), o projeto que solicita a criação de espaço infantil noturno em Fortaleza, tendo em vista a importância de garantir um espaço seguro para os filhos de mães e pais que estudam ou trabalham à noite. A iniciativa original do projeto foi da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada há exatos 6 anos e cujo crime ainda está sendo investigado.
“O projeto é para que as mães e pais que trabalham ou estudam em período noturno tenham com quem deixar as suas crianças de forma segura e acolhedora. E atende principalmente a população pobre e favelada da nossa cidade, que muitas vezes perdem seus empregos por não terem com quem deixar suas crianças quando saem para trabalhar”, explica a vereadora.
De acordo com Adriana, foram protocolados, durante o seu mandato, 12 projetos de iniciativa da Marielle Franco, como a solicitação de um dossiê municipal com dados sobre a violência contra a mulher na cidade de Fortaleza. Para complementar as unidades de saúdes que existem, a vereadora também já demandou a criação de casas de parto. O objetivo é garantir um atendimento humanizado às gestantes.
A vereadora também lamenta a morte da Marielle e cobra respostas para saber quem mandou matá-la, em 2018. Adriana também busca estabelecer o dia 14 de março como uma data que seja de enfrentamento à violência política contra as mulheres negras, LGBT e periférica.
“Além dos projetos de Marielle, apresentamos também iniciativa para que no dia 14 de março seja o dia Marielle Franco de enfrentamento à violência política contra as mulheres negras, LGBTs e periféricas. E protocolamos hoje um projeto em conjunto com a vereadora Anna Karina para instituir a Política Municipal de enfrentamento à violência política de gênero e raça. Esse PL tem diretrizes para garantir o pleno exercício dos direitos das mulheres, sobretudos das mulheres negras”, afirma Adriana.
