Aconteceu nesta quinta-feira (14) o “Dia S” de vacinação contra o sarampo, campanha realizada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O objetivo é alertar as pessoas sobre a doença, mostrando informações em todos os municípios e regiões de saúde do Estado. Com duração de 10 dias, a campanha vai até o dia 24 deste mês de março.
“A ideia é buscar casos suspeitos com sintomas em prontuários clínicos e fichas de atendimento em serviços de saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), nos últimos 30 dias”, segundo a assessora do Grupo Técnico das Doenças Preveníveis por Vacinas da Sesa, Karizya Veríssimo.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda grave viral, que pode ser transmitida pela saliva, ou seja, através de uma fala, uma tosse ou de um espirro. A forma mais segura para prevenção é a vacinação. Segundo o Governo do Ceará, a população de 1 a 29 anos deve receber duas doses deste imunizante. A primeira com a tríplice viral aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses com a tetraviral ou tríplice viral + varicela. Dos 30 aos 59 anos, a forma de se imunizar é com uma dose da vacina tríplice viral, caso não tenha se vacinado anteriormente.
Desde 2021, não há mais casos confirmados de sarampo, mas com alguns registros de suspeitas. Duas dessas situações foram observadas no Ceará em 2024, mas foram descartados por exames laboratoriais.
