Menu

Encontro ou prévias: PT Fortaleza define nesta quarta (13) o processo para eleger seu candidato

O Diretório Municipal do PT em Fortaleza tem uma importante reunião às 18h desta quarta-feira (13) visando a definição de qual processo democrático vai ser utilizado para definir o nome que vai representar o partido nas Eleições Municipais de 2024 na capital cearense. Na disputa, estão o encontro municipal, defendido por filiados como o governador Elmano de Freitas e o pré-candidato e presidente do Legislativo cearense, Evandro Leitão; e as prévias, defendidas pela deputada federal, ex-prefeita de Fortaleza e também pré-candidata, Luizianne Lins. A Executiva Nacional petista já emitiu uma mensagem onde prefere pela “não utilização das prévias“.

Além de Evandro e Luizianne, que se destacam como os principais postulantes, outros três nomes tentam representar a sigla no pleito: os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio, presidente do PT Fortaleza; e o ex-deputado federal e atual assessor especial para assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno.

Leia mais | 21 de abril: PT define prazo limite para escolha do nome para as Eleições em Fortaleza

O processo democrático para a definição do candidato, seja o encontro ou as prévias, é utilizado caso não haja consenso por parte do partido em torno de um nome. Tal decisão consensual, que precisaria de 31 dos 46 integrantes do Diretório de Fortaleza, se encaminha para não ocorrer. Segundo o ex-deputado estadual Acrísio Sena, aliás, a Executiva Nacional do PT, durante uma reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), recomendou a “não utilização das prévias”, preterindo-as pelo encontro.

O governador Elmano, na última quarta (6), também defendeu a realização dos encontros. Como lembrou o chefe do Executivo estadual, “o PT Fortaleza nunca realizou prévias”. Ele destacou os processos de escolha da candidatura desde 2004, ocasião, inclusive, em que Luizianne foi lançada para a Prefeitura, onde venceu a disputa para o seu primeiro mandato como prefeita. Conforme o governador, a defesa pelo encontro ocorre para que o partido “não tenha sequelas e traumas internos”.

Em tal metodologia, a legenda escolherá no mínimo 184 delegados por meio de uma eleição prévia. Em outra data, então, os delegados vão votar para definir o nome do partido. Nas prévias, processo que não deve ser adotado pelo PT Fortaleza, quem escolheria o candidato petista seriam todos os filiados da agremiação partidária na capital cearense. O Diretório petista de Fortaleza definiu como será o calendário na escolha de cada um dos processos:

Encontro

  • Inscrição das chapas de delegados – 27 de março;
  • Votação dos filiados para a escolha dos delegados – 7 de abril;
  • Encontro dos delegados para fazer a definição – 21 de abril;

Prévias

  • Inscrição das chapas – 25 de março;
  • Primeiro turno – 7 de abril;
  • Segundo turno – 21 de abril.