Menu

STJD pune Sport com 8 jogos de portões fechados por atentado contra o Fortaleza

Lateral-esquerdo Gonzalo Escobar foi o atleta com maiores danos após o ataque. Foto: Fortaleza/Reprodução

O Sport foi punido por unanimidade, em 1ª instância, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com oito jogos de portões fechados e multa de R$ 80 mil em decorrência do atentado ao ônibus do Fortaleza, após confronto pela Copa do Nordeste, na madrugada de 22 de fevereiro. Ainda cabe recurso ao Sport. O julgamento foi realizado nesta terça-feira (12). A punição se baseou no art 213 do CBJD e é válida para competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As informações são do jornal Folha de Pernambuco.

Além da ausência de público nos jogos como mandantes, o Sport não terá direito à carga de ingressos como visitante enquanto a pena não for totalmente cumprida. A primeira partida já com punição ocorre nesta quarta-feira (13), contra o Murici-AL, pela segunda fase da Copa do Brasil.

ATENTADO

O ato de vandalismo aconteceu no dia 22 de fevereiro, depois do empate em 1 a 1 entre Sport e Fortaleza. Segundo relatos do CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, e jogadores do Tricolor que estavam no ônibus, torcedores do Sport arremessaram bombas, rojões e pedras contra o veículo, o que ocasionou a quebra de janelas e atingiu alguns jogadores. Seis atletas ficaram feridos (Escobar, Pocchetino, Lucero, Brítez, Cardona e Machuca) e foram encaminhados ao Real Hospital Português, em Recife, onde foram atendidos. Os jogadores já foram liberados.

Anteriormente, o Sport já havia sido punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, de forma preventiva, após pedido da Procuradoria, em 23 de fevereiro. Na denúncia, a Procuradoria enquadrou o Sport no artigo 213, I, parágrafo 1º do CBJD, para que o clube atue com portões fechados e estendida a proibição do clube na carga de ingressos de visitantes. A decisão era válida até o julgamento definitivo.