Menu

Rota das Emoções participa de feiras internacionais de turismo em Portugal e na Alemanha

Representantes da Rota das Emoções participaram, na primeira semana deste mês, de feiras internacionais de turismo em Portugal e na Alemanha. A iniciativa busca trabalhar o reposicionamento do roteiro turístico, que congrega destinos e atrativos de 14 municípios dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, nos diversos mercados europeus.

O grupo, formado por empresários dos três estados e pela coordenadora regional do projeto Rota das Emoções e articuladora do Sebrae-CE na Região Norte, Suilany Teixeira, participou da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março e da Internacional Tourism Exchange (ITB), realizada em Berlim no período de 5 a 7 de março.

Para Suilany Teixeira, a presença da Rota das Emoções nos dois eventos foi uma oportunidade de reconquistar espaço no mercado turístico internacional, após o período de pandemia, bem como de apresentar novos produtos turísticos do roteiro brasileiro que possuem caráter inovador e atendem às novas tendências de consumo do turismo, tais como turismo de base comunitária, turismo LGTBTQIAPN+, turismo 60+, turismo sustentável, turismo de aventura, entre outros.

Além disso, segundo a gestora do Sebrae-CE, foi uma oportunidade para mapear operadores e agências de turismo com perfil e interesse em comercializar a Rota das Emoções para estabelecimento de parcerias, de conquistar formadores de opinião e também de conhecer mercados concorrentes e identificar técnicas inovadoras de promoção de destinos no mercado internacional.

De acordo com Suilany Teixeira, a escolha das duas feiras para a reinserção da Rota das Emoções no mercado europeu é resultado do estudo de mercado realizado pela Embratur para o roteiro interestadual brasileiro.

A tudo isso são incluídos os contatos já existentes com alguns operadores turísticos nesses mercados internacionais, definidos como prioritários para a Rota das Emoções no plano estratégico.

PORTUGAL

Em 2023, Portugal foi o segundo principal país no continente europeu a enviar turistas ao Brasil, atrás apenas da França. De acordo com o Portal de Dados da Embratur, foram mais de 182 mil visitantes portugueses nos destinos brasileiros. Para 2024, a previsão é receber 198.450 turistas de Portugal, segundo o Global Data.

ALEMANHA

De acordo com a Embratur, a Alemanha é hoje o oitavo principal emissor de turistas mundial e o terceiro país europeu que mais enviou visitantes estrangeiros para os destinos nacionais nos últimos dois anos, atrás apenas da França e de Portugal. Em 2023, o Brasil recebeu 158.582 turistas internacionais vindos da Alemanha. O número é 31% maior que no ano anterior, quando o registro foi de 120.670. A previsão para este ano é que os destinos brasileiros recebam 215.336 viajantes do país germânico.

Entre as ações para ampliar esta visitação está o trabalho da Embratur para aumentar o número de voos ligando os dois países. Entre as novas rotas, a meta é acelerar a retomada de trechos operados pela companhia aérea Condor direto para Fortaleza e Recife-PE, além de tornar mais atrativos os horários de voos com conexão em Lisboa, capital de Portugal.