Para aglomerar o acervo do Museu do Ceará, o Anexo Bode Ioiô será inaugurado nesta sexta-feira (15), às 15h. Durante a abertura do espaço, os visitantes poderão acompanhar a exposição “Museu Pra Quem?” e a apresentação da cantora Nayra Costa. Além disso, o Bode Ioiô volta a Fortaleza depois de passar por um restauro, em Pacoti. As ações integram as iniciativas do projeto “Pensar Museus no Ceará”, da Associação de Amigos do Museu do Ceará. O projeto inclui também diversas atividades, como a sessão “História com Cinema” e a “Formação em Museus”, realizada em seis municípios cearenses por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/CE).
“É uma enorme alegria abrir o Anexo Bode Ioiô, após um hiato de quase cinco anos que o Museu do Ceará esteve fechado para as atividades ao público, e disponibilizar à população esse importante acervo, que é extremamente relevante e importante para conhecermos nossa história”, destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Um ponto forte da inauguração do anexo é o retorno do Bode Ioiô, que foi restaurado por conta de problemas relativos à perda de pelo, revitalização de áreas nuas, fixação e reparos internos, além de desinfecção e limpeza do animal. A atividade foi realizada no Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE), localizado na cidade de Pacoti e vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece), que possui laboratório e demais equipamentos necessários para a execução deste processo. “O Bode Ioiô é um animal taxidermizado há mais de 90 anos e está presente no acervo do Museu desde 1935. Sua restauração é de grande importância, pois retrata um dos mais importantes personagens folclóricos símbolo da irreverência cearense”, explica o historiador e assistente técnico do Museu do Ceará, Weber Porfírio.
Outro destaque é o “história com pipoca”. A partir deste sábado (16), o anexo também vai realizar a exibição de documentário, seguida de uma roda de conversa com historiadores. A ação terá cinco edições, sempre aos sábados, no auditório do equipamento. Na primeira edição, será exibido o documentário “Índio Cidadão”, de Rodrigo Siqueira, com mediação de Jana Rafaella e Paulo Ricardo Dias.
Em outubro de 2023, o governador Elmano de Freitas (PT) assinou Projeto de Lei que destina R$ 4.5 milhões para restauro e reforma do Palacete Senador Alencar, prédio que sedia o Museu do Ceará desde 1990. O recurso será voltado a modernização do Museu, incluindo a atualização dos espaços de exposição e novas orientações de acessibilidade. Após licitada, a obra tem previsão de durar até oito meses.
SERVIÇO
Inauguração do Anexo Bode Ioiô
- Nesta sexta-feira (15) às 15h
- Entrada gratuita
- Anexo Bode Ioiô – Rua Major Facundo, 584, em frente à Praça do Ferreira
