Menu

“Trilha da Inovação” busca impulsionar negócios inovadores e startups no Ceará

Evento do programa Corredores Digitais, realizado no último dia 24 de janeiro. Foto: Divulgação/Secitece

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), visa impulsionar o surgimento de novos negócios e estimular o desenvolvimento da inovação no Estado por meio da “Trilha da Inovação”, política do projeto “Corredores Digitais”. Voltada para agentes de políticas de inovação interessados em promover a criação de novos públicos, as inscrições para a ação são realizadas por meio de mensagem de email enviada para o endereço programacorredoresdigitais@gmail.com. O candidato receberá diretamente o formulário de inscrição. A Trilha vai percorrer as regiões de planejamento cearenses, cujo objetivo é assegurar que mais pessoas possam desenvolver novas iniciativas de startups.

Até o momento, a ação já percorreu cinco das 14 regiões de planejamento do Estado: Sertão dos Inhamuns, Centro Sul, Sertão de Crateús, Sertão de Sobral e Vale do Curu. De acordo com o Executivo estadual, 10 cidades já foram visitadas por meio de parceria com mais de 10 instituições. Felipe Sousa, gerente técnico do Corredores Digitais, destacou que a Trilha da Inovação é construída através de “muitas conexões, dedicadas a estimular o desenvolvimento de novos times e indivíduos interessados em inovação e na cultura de startups”.

“Queremos impactar o maior número de pessoas possível, levando conhecimento e impulsionando o surgimento de novos negócios”.

A ação contará com conteúdos online e presenciais, visando atender todas as necessidades do público. As atividades serão divididas entre a palestra “Como Identificar Oportunidade de Negócios Regionais”, que apresenta os conceitos e estimula o público geral e workshops sobre “Criação de times e soluções inovadores”.

CORREDORES DIGITAIS

Realizado pela Secitece, o programa Corredores Digitais desenvolve negócios do começo à geração de resultados, com o apoio a empreendedores com startups em várias etapas, levando conteúdo atualizado, além de possibilitar conexões entre os agentes presentes.

A ação oferece ainda benefícios como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking. Com o projeto Futuros Líderes da Inovação, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o Corredores Digitais também investe no fomento dos próximos agentes de inovação cearenses, por meio da formação de professores do ensino médio, tornando-os aptos a ministrarem a disciplina “Gestão de Startups” nas escolas profissionalizantes estaduais.