Menu

PF cumpre seis mandados de busca e apreensão no Ceará por fraudes na Receita Federal

Reprodução/ Gov.br

A Polícia Federal no Ceará, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários, deflagrou nesta sexta-feira (8) a Operação Verdade Ilusória, que tem o objetivo de cumprir seis mandados de busca e apreensão enviados pela 11ª Vara Federal em Fortaleza. Foram solicitados mandados em Fortaleza, Eusébio, Trairi e Itapipoca.

Os mandatos seriam referentes à operação da Organização Criminosa responsável por mais de 12 mil declarações fraudulentas de impostos de rendas detectadas pela Receita Federal de São Paulo. Os prejuízos superam R$ 2,7 milhões. A investigação busca obter maiores elementos probatórios sobre a atuação de uma organização criminosa, que estaria inserindo dados falsos nos sistemas da Receita Federal do Brasil, com o objetivo de receber valores a título de restituição de imposto de renda.

Os créditos são efetuados em contas abertas com documentos falsos e são resgatados por diversas pessoas que, em tese, teriam direito ao recebimento do dinheiro. Em São Paulo, a Receita Federal identificou as declarações fraudadas que possuíam, em sua maioria, nomes estrangeiras que já saíram do território nacional. As medidas judiciais bloquearam as contas bancarias dos investigados, tendo em vista o colhimento de provas acerca da participação de cada um dos membros da organização criminosa, além de rastrear e recuperar o dano causado.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e integração criminosa.