O Diretório Municipal do PT em Iguatu emitiu uma nota em que se posiciona contra a filiação do filho do deputado estadual Agenor Neto (MDB), Ilo Neto, ao partido. O movimento, caso concretizado por Agenor, poderia lançar Ilo à disputa eleitoral. No texto, divulgado nas redes sociais do Diretório, há a afirmação de que o parlamentar é um “aliado de ocasião” do governador Elmano de Freitas (PT) e do ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana (PT). “Um deputado que busca impor a filiação de seu filho, representando uma dinastia que historicamente se opôs ao PT”, escreveu. O PT Iguatu destacou ainda que defende a candidatura do empresário José de Sá Vilarouca (PT), fundador e atual vice-presidente do Diretório Municipal na cidade do Centro-Sul.
“Diante das especulações sobre filiações oportunas de difamadores do PT, os filiados e militantes manifestam repúdio e indignação, reafirmando sua fidelidade ao partido e o compromisso com a candidatura própria de Sá. Destacam a inegociabilidade dessa decisão, exortando o Diretório Estadual a honrar o compromisso com a escolha madura do PT em Iguatu”.
O OPINIÃO CE tentou contato com a assessoria de Agenor Neto, mas não houve retorno até a públicação deste conteúdo.
A disputa, aliás, representa um conflito que já ocorre em Fortaleza há alguns anos dentro do partido. Agenor é vice-líder do Governo Elmano na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), portanto, é esperado o apoio dos grandes líderes da sigla no Estado, como Elmano e Camilo. Sá Vilarouca, por outro lado, representa uma ala petista mais ligada à deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins (PT). A parlamentar, por mais de uma vez, já citou que Camilo tem sido quem manda no PT no Ceará.
Ainda conforme o Diretório, 402 assinaturas já foram obtidas em defesa de Vilarouca como o candidato petista em Iguatu. “Destacam a inegociabilidade dessa decisão, exortando o Diretório Estadual a honrar o compromisso com a escolha madura do PT em Iguatu”, afirma o partido em Iguatu.
Confira a nota divulgada pelo Diretório na íntegra.
“Os filiados, simpatizantes e militantes do PT em Iguatu reiteram sua dedicação à construção de um projeto de gestão voltado para os trabalhadores na região, destacando a importância do município no cenário político e econômico do Ceará. Após amplo debate democrático, decidiram ter uma candidatura própria para consolidar a ocupação política alinhada às políticas públicas do terceiro mandato do Presidente Lula.
A escolha recaiu sobre José de Sá Vilarouca, militante fundador do PT em Iguatu e empresário bem-sucedido. Sá, comprometido com a luta sindical, demonstrou fidelidade às origens trabalhistas e aos ideais do partido nos momentos mais desafiadores da história. Sua postura firme durante o “Mensalão” e o impeachment de Dilma, bem como seu engajamento no movimento Lula Livre, evidenciam sua dedicação ao partido.
Contudo, surgem “aliados de ocasião”, notadamente um deputado que busca impor a filiação de seu filho, representando uma dinastia que historicamente se opôs ao PT. Esses “aliados” não compartilham a identidade do partido e buscam alianças para manter seus interesses pessoais ou oligárquicos, tentando agora impor um “herdeiro do trono”.
Diante das especulações sobre filiações oportunas de difamadores do PT, os filiados e militantes manifestam repúdio e indignação, reafirmando sua fidelidade ao partido e o compromisso com a candidatura própria de Sá. Destacam a inegociabilidade dessa decisão, exortando o Diretório Estadual a honrar o compromisso com a escolha madura do PT em Iguatu.
Assim, em 5 de março de 2024, reiteram sua posição firme em defesa da candidatura do companheiro Dr. Sá como representante dos ideais do PT em Iguatu”.
