O presidente do PSB no Ceará, Eudoro Santana, negou que hajam conversas em torno da possibilidade do lançamento de uma candidatura do seu partido para as Eleições Municipais de 2024 em Fortaleza: “algo que a imprensa colocou”. Ao OPINIÃO CE, o pai do ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou que o seu desejo é de que os partidos aliados ao Governo sigam juntos em uma candidatura única, “por um Ceará cada vez mais forte”. Nesta quarta-feira (6), texto publicado pelo Estadão mostra desejo de Cid de não ter uma candidatura do PT encabeçando o grupo.
Ainda como afirmou Eudoro Santana, no entanto, seu desejo por uma candidatura única do arco de alianças do Governo não se trata de uma deliberação da legenda, já que o partido é representado no Ceará por uma Comissão Provisória. Segundo Santana, ele ainda não conversou com Cid sobre o assunto, mas pontuou ver a movimentação do senador recém-filiado como “algo natural”.
O presidente interino do partido também ressaltou que não está descartada, caso venha a ser viabilizada, uma candidatura do PSB em Fortaleza. “O importante é que todos os partidos estejam juntos”, defendeu. Além do PT e PSB, o arco de alianças é grande, e conta com legendas como PSD, Republicanos, MDB, PP e Podemos.
Dentre os quadros peessebistas, o nome que vem ganhando maior destaque em meio às discussões é o da ex-governadora do Ceará e atual secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela.
BRASÍLIA
Nesta semana, em Brasília, Cid conversou com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sobre a sucessão em Fortaleza. O senador, ex-governador do Ceará entre 2007 e 2014, defendeu que o PT não tenha um candidato à Prefeitura, por já comandar o Executivo estadual com o governador Elmano de Freitas (PT). “Agora, se você me perguntar de qual partido é o candidato, há visões diferentes. Eu prudentemente defendo que que seja do arco de alianças. O PT tem o governador do Estado e, portanto, o que eu defendo é que outro partido integrante dessa aliança tenha o candidato a prefeito de Fortaleza. Se for do PSB, ótimo”, disse Cid ao Estadão.
Além do senador, o seu irmão Ivo Gomes (PSB), prefeito de Sobral, defendeu que o partido lance um nome na capital cearense. Ao podcast As Cunhãs, o gestor sobralense destacou Izolda como a principal postulante peessebista no possível lançamento de um nome do PSB ao pleito na Capital. Izolda, no entanto, durante o evento em que se filiou à sua nova sigla no início de fevereiro, afirmou que ainda não há “nenhuma conversa ou proposta em relação à candidatura”.
