A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (6), com apoio da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS/CE e da Receita Federal no Porto do Pecém, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, a Operação Nectar. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de internacional de cocaína para a Europa por meio do modal marítimo portuário.
“No decorrer dos trabalhos investigativos, a PF, com o apoio dos órgãos parceiros, conseguiu identificar um engendrado esquema que possibilitava o envio da droga ilícita ao exterior através de diversas estruturas portuárias”, aponta nota da Polícia Federal.
Cerca de 130 policiais federais cumprem, em oito Estados da Federação: Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além de países do exterior, oito mandados de prisão preventiva, 22 mandados de prisão temporária, 30 mandados de busca e apreensão e 88 ordens de bloqueio de bens e valores, todos expedidos pela Justiça Federal do Ceará. As investigações correm sob segredo de Justiça.
Os crimes já apurados são de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas máximas somadas de até 30 anos de prisão.
