A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) participam, até esta quinta-feira (7), da exposição comercial internacional Expocomer, que acontece no Panamá Convertion Center, na cidade do Panamá. Na ocasião, o Governo do Ceará contou com um estande, com foco na agricultura familiar.
Segundo o titular da SDA, Moisés Braz, a participação do Estado no evento faz parte de uma missão com extensa agenda de reuniões.
“Nosso principal objetivo é tratar da implantação de um centro de distribuição de produtos, promover a transferência de tecnologias e assistência técnica, bem como fomentar a exportação de produtos da agricultura familiar para o a Panamá e outros países”, explica.
Estavam presentes no estande do Governo, que teve parceria com a Lima Costa S/A, o embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Abreu e Silva, o ministro para assuntos Agropecuários do país, Carlos Salcedo, o vice-ministro de Comércio e Indústria, Francisco Mola Ortega, e o diretor do Instituto de Planejamento para o Desenvolvimento, do Ministério da Economia e Finanças, Guilhermo Salazar. O presidente da Adece, Danilo Serpa, afirma que o governo do Panamá demonstrou bastante interesse em estreitar as relações comerciais e importar tecnologias produzidas pelo Ceará.
“O estande do Ceará no evento está bastante prestigiado e muitos negócios estão sendo concretizados durante o evento. Para além da agricultura familiar, estamos apresentando o Ceará como um todo e intermediando outras conquistas para o Ceará tanto na área industrial quanto na de turismo, em parceria com a secretaria Yrwana Albuquerque”, declara Danilo.
Os produtos mais comercializados no evento estão sendo as castanhas e o mel. Segundo o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, países como Estados Unidos, Costa Rica e o próprio Panamá devem fechar negócios com cooperativas da Terra Conquistada e Raízes do Campo. Durante a cerimônia de abertura do evento, os representantes do Governo do Ceará participaram do corte de faixa e foram citados pelo embaixador do Brasil no Panamá.
“Quero mencionar a presença dos representantes do Estado do Ceará, um estado muito importante no Brasil, cujo Porto do Pecém é um importante do Canal do Panamá. Também estão com um importante estande aqui e convido a todos a visitarem e conhecerem as oportunidades como agricultura familiar e uma infinidade de produtos”, disse.
