O Edifício São Pedro, então chamado de Iracema Plaza Hotel e carinhosamente apelidado de “Copacabana Palace cearense”, começou a ser demolido nesta terça-feira (5). A decisão foi tomada pelo prefeito José Sarto (PDT) por conta do alto risco de desabamento e a inviabilidade de restauração do prédio. Ao todo, a demolição custará cerca de R$ 1,7 milhão e, inicialmente, será custeada pela Prefeitura. Após o processo, o valor será ressarcido aos cofres públicos pelos proprietários do espaço, mas até a quitação da dívida o terreno pertence ao Município. O prazo para a conclusão é de até 90 dias. Durante a manhã, a Guarda Municipal isolou toda a área.
O prédio será demolido “de cima para baixo” no formato de “desmonte”, processo mecânico em são utilizadas máquinas pesadas. Nos últimos dias, o entorno do prédio foi cercado e as estruturas dos quatro primeiros andares foram reforçadas com escoras. Durante o desmonte, os escombros serão colocados em um terreno ao lado do prédio e serão encaminhados para usinas de reciclagem. De acordo com Samuel Dias, secretário de Infraestrutura, os proprietários são responsáveis pela manutenção do prédio.
“É importante lembrar que esse é um imóvel particular. Ele tem mais de um dono e eles são responsáveis pela manutenção do prédio”. O secretário disse, ainda, que o poder público não tinha responsabilidade nenhuma nas questões que assolavam o espaço. “Isso aqui era um pesadelo”, disse uma moradora do entorno que foi assaltada na calçada do prédio em maio do ano passado.
“Me levaram tudo e me jogaram no chão. Foi uma violência muito grande, até hoje tenho um problema na coluna”, disse. Por outro lado, a guia de turismo Cataly Araújo, diz emocionada que a demolição do prédio “é uma tristeza para a cidade”. A guia cearense revelou que as autoridades deixaram isso acontecer com o prédio. “Daqui a pouco nós não teremos mais o que falar da cidade. O edifício foi inspirado no Copacabana Palace e foi o primeiro hotel da década de 50 com mais de três andares. É uma perda para nossa cidade”, disse Cataly.
