Em fevereiro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) resgatou 978 animais em situação de risco no Ceará. O número representa um aumento de 11,39%, quando comparado ao mesmo período de 2023, quando foram salvos 878 animais. Em janeiro deste ano, o CBMCE foi responsável pelo resgate 886 animais.
RANKING
Entre as espécies mais resgatadas, as serpentes estão em primeiro lugar, com 653 casos; em segundo lugar, ficam os felinos, com 126; em terceiro os cassacos, com 65. Também estão no balanço cães, aves, iguanas, entre outros animais.
JIBOIAS
Os animais mais resgatados em fevereiro foram as serpentes, com 653 resgates. Em especial, a espécie mais resgatada é das cobras jiboias, tendo como destaque o caso do final de semana chuvoso, no feriado de Carnaval. Entre os dias 10 e 11, os bombeiros resgataram nove jiboias no Estado. Na época das chuvas, aumenta a quantidade de animais silvestres que saem de seu habitat e aparecem nas áreas urbanas, principalmente em residências.
FELINOS
Os casos de resgates foram os felinos fora 126. No dia 14 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), uma equipe do Corpo de Bombeiros resgatou um gato que estava preso em uma cacimba de oito metros de profundidade, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O animal havia caído no reservatório da residência de seu tutor. A equipe usou um gancho para puxar o gato, chamado Lufe. Após o resgate, o gatinho foi devolvido para o seu proprietário.
CASSACOS
Com 65 casos em fevereiro, os cassacos (em outras regiões do País são chamados também de gambás e timbus) estão na terceira colocação na lista de resgates realizados pelos bombeiros militares. No dia 28 de fevereiro, o CBMCE resgatou um filhote que foi encontrado dentro de uma residência, no bairro Conjunto Ceará. Após o resgate, o animal foi devolvido à natureza.
INUSITADOS
Fevereiro também se destacou como um mês de resgates inusitados, como de uma vaca que estava em um telhado no município de Baturité. O animal caiu no telhado de uma fábrica localizada próximo a um morro onde alguns animais costumam passar. Para o resgate, a equipe utilizou um sistema de redução de esforço 4 por 1 com cordas e mosquetões, que ancoraram o animal. Em seguida, os bombeiros começaram a cortar as ripas e caibros do telhado para liberar a descida da vaca de forma controlada. Apesar do susto, o animal não sofreu nenhum ferimento e foi entregue ao dono.
No dia 26 de fevereiro, os bombeiros resgataram um jacaré do tipo jacaretinga, também conhecido como jacaré-de-óculos, que foi encontrado dentro de um condomínio em Caucaia. Para resgatar o animal com segurança, os bombeiros utilizaram uma corda para laçá-lo. O jacaré foi resgatado ileso e solto em uma lagoa ideal para a espécie, longe de um ambiente urbano.
