Com as boas chuvas durante o mês de fevereiro, primeiro da quadra chuvosa, o Ceará chega a 13 açudes monitorados sangrando na manhã desta segunda-feira (4), conforme o portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Estão vertendo os açudes Acaraú Mirim, em Massapê; Arrebita e Forquilha, ambos na cidade homônima; São Vicente, em Santana do Acaraú; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, em Granja; Gerardo Atimbone e Patos, em Sobral; São Pedro Timbaúba, em Miraíma; Cauhipe, em Caucaia; Germinal, em Pacoti; e dois açudes chamados Santa Maria de Aracatiaçu, mas com capacidades diferentes, em Sobral.
A capacidade total dos açudes monitorados pela Cogerh é de 18.542,9 hm³. Em dados atualizados nesta segunda-feira (4), o acumulado é de 40%. Além disso, quatro reservatórios estão com volume superior a 90% (Angicos, em Coreaú; Gangorra, em Granja; Aracaoiaba, no município homônimo; e Tijuquinha, em Baturité) e 45 açudes estão com o volume abaixo dos 30% da capacidade total. A quantidade de chuva elevada que vem acontecendo nos últimos anos nas regiões em que os açudes estão sangrando justifica o bom volume dos reservatórios, conforme a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).
Nos último dias, o alto volume de água nos reservatório vem chamando a atenção dos gestores e moradores dos municípios cearenses, como em Ibaretama, onde o Açude Macacos já registrou 78,33% do volume.
Ver essa foto no Instagram
AUMENTO DE ÁGUA ACUMULADA
Em comparação ao mesmo período no ano passado, houve um aumento na porcentagem de água acumulada nos reservatórios monitorados pelo Estado. Em 4 de março de 2023, o Ceará contava com 4 açudes sangrando, 9 acima dos 90% e 67 abaixo dos 30%. O acumulado total nos 157 açudes monitorados, considerados estratégicos para o Estado, era de 31,4% da capacidade.
