Menu

Ceará tem 3ª chacina em menos de um mês; quatro pessoas são mortas em Cascavel

Foto: Divulgação/SSPDS

Durante uma festa de aniversário em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), quatro pessoas foram mortas a tiros na noite do último sábado (2). As vítimas foram mortas dentro do imóvel em que era realizada a comemoração. Essa já é a terceira chacina registrada no Ceará em menos de um mês. Entre as vítimas, estavam Alexandrino Paulino de Almeida e Anísio Almeida Gama, ambos com passagem pela polícia por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Foram vitimados, ainda, Francisco Douglas Dias e Jhon Lenon Silva, que estavam na festa no momento dos disparos. Segundo testemunhas, todas as vítimas estavam na parte de fora do imóvel onde acontecia a festa de aniversário.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), mas não recebeu respostas até o momento da publicação desta matéria.

CASOS DE VIOLÊNCIA

Nas últimas semanas, a insegurança tomou conta de diversas regiões do Estado. No dia 17 de fevereiro, em menos de 24 horas, o Ceará registrou oficialmente duas chacinas, sendo uma em Aracoiaba e a outra em Caucaia. Ao todo, quatro homens com idades de 24, 25, 36 e 48 anos foram atingidos por disparos de armas de fogo na zona rural do Maciço de Baturité. Já em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), quatro vítimas do sexo feminino foram mortas por disparos de arma de fogo.

Uma cúpula de segurança foi criada para discutir e gerar respostas acerca dos crimes. Membros da Segurança Pública do Estado participaram de uma reunião no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) integram o grupo que investiga os envolvidos. Em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) disse que todos os esforços e recursos necessários para prender os envolvidos estão sendo empregados.

“Determinei ao nosso secretário da Segurança Pública rigor absoluto nas investigações e diligências para a prisão imediata dos responsáveis pelos crimes. Equipes especializadas da Polícia Militar, Polícia Civil e Pefoce estão nas regiões desde o ocorrido”, disse o governador.

Leia mais em: Duas chacinas em 24h: Elmano pede rigor nas investigações

Na última quarta-feira (28), a Polícia Civil capturou quatro adultos e um adolescente com ligação direta nas mortes de quatro pessoas, ocorridas na zona rural de Aracoiaba. Ao todo, a equipe policial cumpriu 22 mandados de busca e apreensão contra indivíduos envolvidos diretamente nas quatro mortes. Além dos suspeitos, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, munições e drogas. Ambos foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

DENÚNCIAS

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos das equipes policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85)3337-5690, da Delegacia Municipal de Aracoiaba. O sigilo e o anonimato são garantidos.