A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã deste sábado (2), a aula inaugural do programa Alcance Enem, ação gratuita da Casa legislativa que visa a preparação de jovens da rede pública para o ensino superior e para o mercado de trabalho. A política é coordenada pela deputada estadual Jô Farias (PT) e conta com a coordenação pedagógica do professor Evaldo Lima. Na ocasião, estudantes lotaram os auditórios Deputado João Frederico Ferreira Gomes e Murilo Aguiar, além de outras 15 salas do anexo II da Casa, para acompanhar as primeiras atividades do Alcance Enem neste ano.
O evento contou a participação de instituições de ensino superior para apresentação de cursos de graduação e a presença de ex-alunos aprovados, com o objetivo de levar inspiração aos novos participantes. Em 2023, o Programa teve 627 aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e contou com mais de 12.500 participantes nos seus quatro eixos de atuação: Enem, Socioemocional, Idiomas e Profissionalizante.
Para os alunos que não conseguiram realizar a inscrição na modalidade presencial, o programa disponibiliza ainda a modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da plataforma Alcance Virtual. Nela, o participante pode acessar o material didático, videoaulas, slides utilizados pelos professores, exercícios de aprendizagem, provas oficiais do Enem, realização de simulados do Enem on-line, interatividade por e-mail, laboratório de redação com temáticas semanais e correção virtual. Para tal, basta acessar a plataforma do Alcance Virtual e realizar o cadastro. As aulas ocorrem todos os sábados, das 8h às 12h15, pela TV Assembleia.
O presidente da Alece, deputado estadual Evandro Leitão (PT), demonstrou satisfação e alegria em presenciar diversos jovens tendo a oportunidade de se qualificarem e adquirirem conhecimentos por meio do programa. Segundo ele, a equipe de professores do Alcance Enem é extremamente qualificada, e a Casa do Legislativo cearense está “de portas abertas” para receber estudantes de todo o território cearense.
“A gente, enquanto Poder Legislativo, está abrindo as portas do Parlamento e dando a condição para que essa juventude possa estar tendo uma perspectiva de vida melhor”, afirmou.
Ainda de acordo com ele, o programa Alcance Enem tem a meta de ampliar ainda mais o número de aprovados no Enem e em outros vestibulares em 2024. “Para isso, nós estamos realizando uma grande frente, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social [CRS], com diversos profissionais psicólogos daqui da Casa, para fazer um acompanhamento com esses jovens, com o intuito de segurar um pouco a ansiedade deles e para motivar cada um, para que grande parte dessa juventude possa obter sucesso”, completou.
A deputada Jô Farias (PT), coordenadora-geral do programa Alcance, deu boas-vindas aos estudantes e informou que, até o momento, mais de 1.600 alunos foram matriculados para assistirem às aulas presenciais na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), órgão da Alece. Ela disse também que a expectativa do programa é obter um número ainda maior de aprovados no Enem e outros vestibulares neste ano. A parlamentar acrescentou que as inscrições continuam abertas para os que desejarem participar.
“A gente vê muita esperança no rosto desses jovens, e hoje estou aqui também, motivada e feliz, pois o Programa Alcance proporcionou um grande salto nas aprovações no Enem e em outros vestibulares, e o que precisamos é dar oportunidade para esses meninos e meninas, para que eles se insiram no mercado de trabalho”, considerou.
Também prestigiaram o evento, os deputados estaduais Renato Roseno (Psol) e Emília Pessoa (PSDB), e a primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão.
NOVOS ALUNOS
No auditório lotado para a primeira aula de 2024, Stefanny Mesquita, de 16 anos, disse que tem o sonho de cursar Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela ressaltou que sua expectativa é que o Programa Alcance possa ajudá-la a conseguir uma boa nota no Enem, e que confia na competência dos professores. “Vou ter como inspiração outros alunos que tiraram notas boas no Enem, com ajuda do Alcance. Se eles conseguiram, também posso conseguir”, disse.
No palco do auditório, alunos que alcançaram o sonho de ocupar uma vaga no ensino superior incentivaram os novos participantes a aproveitarem todas as oportunidades do Alcance ao longo do ano. É o caso do agora estudante universitário João Emanuel Campos de Mendonça, que passou para o curso de Ciências Biológicas na UFC.
“O Alcance disponibilizou para mim uma oportunidade que não encontrei em nenhum outro programa de educação. Tem oficina de redação, professores de alta qualidade e aulas online, caso você não consiga vir. Então, para quem está querendo sua aprovação, e está nessa luta para mudar sua vida e sua realidade, eu recomendo esse programa incrível”, sugeriu.
NÚCLEOS MUNICIPAIS
O programa conta ainda com Núcleos Municipais, no qual alunos de outras cidades recebem a transmissão ao vivo das aulas. Em 2023, os núcleos chegaram a 22 parcerias e, neste ano, a expectativa do programa é de realizar a renovação de 16 núcleos e a consolidação de quatro novas parcerias.
Liliana Linhares, coordenadora do núcleo do Alcance municipal de Jardim, informou que a parceria entre o Programa Alcance e a cidade iniciou em agosto de 2023, e que os seus 27 mil habitantes sentiam a necessidade de uma oportunidade como essa.
“Muitos alunos da região se agarraram à ideia de participar do Alcance, se dedicaram e, inclusive, tivemos muitas vitórias. Um aluno nosso passou em Direito na UFC e isso foi motivo de muito orgulho para nós. Por isso, agradeço ao presidente Evandro Leitão por acreditar que a Educação é o melhor caminho para uma sociedade mais justa e igualitária”, assinalou.
