Menu

Euvaldete Ferro, pré-candidata em Camocim, tem nome retirado de lista de ficha suja do TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) determinou a retirada do nome de Euvaldete Ferro (PT) da lista de ex-gestores com contas irregulares, em decisão emitida nesta quarta-feira (28). O advogado da pré-candidata, o vereador e líder da bancada de oposição à prefeita Elizabete, a “Betinha” Magalhães (PSB), Marcos Coelho (PSDB), entrou com petição visando corrigir a decisão que considerou uma “injustiça”, com sucesso.

Ex-primeira-dama, a esposa do ex-prefeito Chico Vaulino (PT) foi secretária de Ação Social do Município. Neste período, no qual passou menos de um ano, o Tribunal de Contas constatou irregularidades como a falta de um extrato de banco e a ausência de um processo licitatório. Como afirmou o advogado, em entrevista ao OPINIÃO CE, foram apresentados recursos, o que renovou o prazo do nome dela na lista de gestores com contas irregulares. 

“Nós estudamos o processo total e enxergamos uma falha: esse prazo estava sendo contado a partir do recurso de revisão, quando deveria ser contado a partir do recurso anterior, de reconsideração”, explicou.

Caso a contagem prosseguisse sendo realizada a partir do recurso de revisão, no qual o nome da ex-secretária entrou na lista no dia 17 de janeiro de 2017, ela seguiria na lista de ficha suja até 2025.

“Agora, em 2024, ela vai poder concorrer sem sequer seu nome estar presente na lista”, disse Marcos Coelho. Segundo ele, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) não vai poder impugnar a candidatura de Euvaldete, caso ela seja vencedora do pleito. “Isso redunda em um movimento político muito importante, porque os adversários usavam isso em uma maneira de destituir de legitimidade a candidatura para prefeita dizendo que não adiantaria ela ganhar, já que ela não iria assumir”.

Em 2020, nas últimas eleições realizadas no Município, Euvaldete (à época do MDB) terminou o processo na segunda posição, com apenas 186 votos de diferença para Betinha (à época no PDT).