Devido às fortes chuvas e ao aumento hídrico no Estado, as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam de forma intensa no monitoramento de chuvas nos municípios da Região Norte e Noroeste do Ceará. Além disso, a força-tarefa atua em Santa Quitéria, com o auxílio às famílias atingidas pela inundação do Rio Jacurutu. Pelo menos 150 famílias firam desabrigadas devido ao evento.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Ceará, tenente-coronel Haroldo Gondim, a Defesa Civil passa parte do ano trabalhando com a prevenção dos riscos causados pelo aumento hídrico. “Foram enviadas equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para os locais, verificando as regiões mais atingidas devido a cheia do Rio Jacurutu, que causou alagamentos e inundações, em vários pontos da cidade”.
“Nós seguimos monitorando as cidades que ficam próximas da bacia do Rio Acaraú”, complementou Haroldo sobre os problemas que assolam parte dos municípios devido às fortes chuvas. Ainda, as equipes da Defesa Civil permanecem em Santa Quitéria, com o auxílio às famílias atingidas pela inundação do Rio Jacurutu. Os bombeiros militares e servidores da Defesa Civil do Ceará atuam, em conjunto com a Defesa Civil do município e com a Secretaria da Proteção Social (SPS).
SANTA QUITÉRIA
Na última terça-feira (27), o Rio Jacurutu transbordou e provocou uma enchente no município de Santa Quitéria, na Região Norte do Estado. A inundação deixou, aproximadamente, 150 famílias desabrigadas. Em nota, o CBM informou que está analisando uma barragem e resgatando pessoas de áreas mais afetadas. A intensidade da chuva provocou o aumento do nível do rio que há quase três décadas não recebe tanta água.
