A vereadora Professora Adriana Almeida (PT) assumiu a liderança da oposição ao Governo do prefeito José Sarto (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Na sessão desta quinta-feira (29), foi lido um comunicado protocolado à Mesa Diretora informando da alteração da liderança. Essa é a primeira vez que o PT assume a liderança da oposição a Sarto desde o rompimento da aliança entre PT e PDT, em 2022. Antes de Adriana, o líder era o vereador Gabriel Aguiar (Psol).
A parlamentar afirmou, durante sessão na Câmara, que é uma grande oportunidade de reafirmar a posição em defesa de “uma Fortaleza mais justa, igual e que cuide verdadeiramente do seu povo, principalmente nas periferias”. Ainda conforme ela, assumir a posição em março, como uma mulher negra no “mês de luta das mulheres”, é algo muito significativo para o fortalecimento de mais mulheres e negras em cargos de poder e decisão da Capital.
“Reafirmamos nosso compromisso com o enfrentamento de todas as lutas e desafios que virão, na missão de liderar o qualificado, competente, compromissado e propositivo Bloco de Oposição da Câmara Municipal de Fortaleza”, declarou.
O Regimento Interno do Legislativo Municipal exige a comunicação da decisão aos dirigentes da Casa para que a mudança seja formalizada. O requerimento, que vale até o próximo trimestre, também indicou o vereador Léo Couto (PSB) como vice-líder da oposição. Na Câmara, o bloco compõe sete partidos: PT, Avante, Rede, PSB, Psol e PSD.
