O deputado estadual Julio César Filho (PT), o “Julinho”, afirmou ao OPINIÃO CE que segue com conversas com o seu colega parlamentar, Lucinildo Frota (PDT), na tentativa de criar uma “candidatura oposicionista” ao prefeito Roberto Pessoa (União Brasil) em Maracanaú, terceiro maior colégio eleitoral da Região Metropolitana de Fortaleza – atrás da capital cearense e de Caucaia, apenas. No contexto estadual, Maracanaú é o quarto maior colégio, atrás também de Juazeiro do Norte, no Cariri.
Os dois parlamentares já se colocam como pré-candidatos no Município, mas são aliados a grupos políticos opositores. Enquanto Julinho pertence ao grupo liderado pelo ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana (PT), Lucinildo se filiou ao PDT recentemente, garantindo o apoio do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT), do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) e do atual gestor da Capital, José Sarto (PDT).
“Estamos conversando com alguns outros partidos que também se colocam como oposição. Tudo ainda está sendo dialogado e esperamos vários apoios de demais partidos”, afirmou.
Ainda conforme Julinho, as conversas seguem não apenas com Lucinildo. O deputado afirmou que já mantém diálogo com quatro partidos visando o apoio ao seu nome: Podemos, Solidariedade, PP e PSD. O último, liderado no Estado pelo ex-vice-governador Domingos Filho, deve montar uma chapa de vereadores na cidade para apoiar o deputado estadual, segundo afirmou o parlamentar petista.
POSIÇÃO DO PT
Sobre a atuação do PT na tentativa de unificar o partido em torno de uma candidatura oposicionista, Julinho afirmou que o diálogo vem sendo realizado na legenda com o intuito de chegar a uma definição. “Acreditamos que nos próximos meses, obedecendo o calendário eleitoral, a gente consiga esse avanço”, disse. O deputado lembrou que algumas lideranças petistas vão ter peso na decisão a ser tomada pelo partido.
“Deixando claro que esta decisão passará também pelo diálogo a partir do nosso ministro Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e com a atuação também dos deputados federais, como o Zé Airton, que tem influência na Executiva do PT Municipal de Maracanaú, e também do nosso deputado federal [José] Guimarães”, completou.
