Composta pelo resultado dos trabalhos dos alunos integrantes dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema, a 11ª edição da Mostra de Artes (MOPI) reúne Dança, Música, Teatro e Artes Visuais a partir desta sexta-feira (1º) em diversos equipamentos culturais de Fortaleza, Sobral e Aldeia Anacé Japuara, na Caucaia. Ao todo, 116 artistas e 36 apresentações compõem a mostra. Essa é a primeira vez que a MOPI é realizada durante um mês completo.
As apresentações artísticas percorrem a Escola Porto Iracema das Artes, Hub Cultural Porto Dragão, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão, Teatro Dragão do Mar, Poço da Draga, Praça Verde do Centro Dragão do Mar, Aldeia Anacé Japuara (Caucaia) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC), entre os dias 1 a 27 de março.
De acordo com a diretora presidente do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, investir na formação em arte e cultura é necessário em uma política pública que se pretenda duradoura, sensível e democrática. “Os Laboratórios se inserem nesse campo com um trabalho consistente, resultado de processos reflexivos, criativos e investigativos. Os resultados destes investimentos estão na MOPI, expostos de forma mais abrangente que no ano passado, com maior territorialidade e diversidade”.
PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial da Mostra será realizada nesta sexta-feira (1º), às 19h, com a exibição do espetáculo Dançarinar e Corpo Sabedor, a partir das 19h, no Teatro Dragão do Mar. As ações seguem até o dia 27 de março. Outra ação desta edição é o Pitching de Roteiros, realizado pelo Laboratório de Cinema, com a apresentação dos roteiros cinematográficos desenvolvidos pelos alunos da Escola, proporcionando uma visão do futuro do cinema por meio das mentes criativas dos integrantes do Lab Cena 15.
Outro destaque da mostra é a celebração do Dia Internacional da Mulher, com uma performance de Pole Dance com a artista Tayana Tavares. Além disso, o espetáculo “Entroncar a Jurema” será realizado na aldeia indígena Aldeia Anacé Japuara, no dia 23 de março, às 16h. Já na música, a banda Procurando Kalu se apresenta no dia 15 de março, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, com o show “Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundo”.
“Momentos de intensa criação e reflexão de processos”, avaliou a diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, sobre o MOPI. A professora fala, ainda, que os momentos de fruição são, também, de criação intensa, quando os artistas encontram-se com o público. “É o principal momento da criação, quando a obra artística ganha complexidade, no encontro com as pessoas”, disse. O Programa de Laboratórios da Porto Iracema das Artes é referência em formação artística no país a partir de metodologias inovadoras. Nesta edição do programa, foram 7.560 horas de tutoria em 32 projetos divididos nas cinco linguagens artísticas, sendo artes visuais, cinema, dança, teatro e música.
ESCOLA PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Atualmente, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
11ª Mostra de Artes da Escola Porto Iracema
Confira a programação completa
