Menu

Espetáculo “Eu amarelo” conta a história da autora Carolina Maria de Jesus

Visando homenagear e apresentar a história da maior escritora negra do País do século XX, o espetáculo “Eu amarelo” entra em cartaz nesta sexta-feira (1º) na Caixa Cultural. A montagem apresenta um retrato contundente da autora e ex-catadora de papel interpretada pela atriz Cyda Moreno. Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural.

De acordo com Elissandro de Aquino, responsável pela dramaturgia do espetáculo, as obras de Carolina evidenciam a realidade de pessoas marginalizadas. “Sua obra, que inspira autores como Conceição Evaristo e Elisa Lucinda, apresenta um retrato real e profundo de quem vive à margem, na luta pelo pão de cada dia sem perder a fé, a coragem e o sonho que transcende e inspira”.

O público poderá acompanhar três momentos cruciais na trajetória da escritora, sua vida na favela, que resultou em diários; a ascensão literária, que a tornou um fenômeno editorial de vendas e, por último, o seu esquecimento. O livro “Quarto de Despejo” serviu de base para a adaptação teatral e evidencia as inquietudes sociais e as experiências emocionais de quem vive na falta, além de apontar a trajetória ímpar da escritora, que deixou mais de 4.500 páginas em seus manuscritos.

OFICINA

O diretor do espetáculo “Eu amarelo”, Isaac Bernat, conduzirá a oficina “O olhar do Griot e o ofício do ator”, nos dias 2 e 3 de março, das 9h às 13h. Com entrada gratuita, a atividade pretende investigar o papel que o ato de contar histórias individualmente e em grupo pode ter no reconhecimento da identidade do ator, bem como na afirmação e no fortalecimento de sua autonomia criadora. Serão ofertadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico.

SERVIÇO

Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus

  • Nos dias 1 a 3, 7 a 10 e 15 a 17 de março de 2024 (quinta, sextas e sábado, às 20h; domingos às 19h);
  • Ingressos: R$ 15 (meia entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei) e R$ 30 (inteira) | Vendas na bilheteria da CAIXA Cultural, a partir do dia 23 de fevereiro;
  • CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema.

O olhar do Griot e o ofício do ator (Oficina)

  • Nos dias 2 e 3 de março das 9h às 13h
  • Inscrições gratuitas no site
  • CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema