Menu

Escola municipal de Caucaia representa o Ceará em etapa nacional de torneio de robótica

Foto: Divulgação/Caucaia

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Tiradentes, unidade da rede municipal de Caucaia, é a única escola pública do Ceará na disputa nacional do Torneio Sesi de Robótica – First LEGO League Challenge. Nesta terça-feira (27), os alunos da escola chegaram em Brasília, onde o evento segue com programação até o próximo domingo (2). O protótipo “Oficina de Palavras”, criado pelos alunos da EEIEF Tiradentes e que garantiu a vaga na fase nacional do torneio, se trata de um questionário que indica livros a partir das respostas obtidas. A equipe responsável pelo projeto se chama Caustorms e possui grandes expectativas para a próxima etapa da competição.

“A gente lutou muito, suou muito pra conseguir e conseguimos. Mesmo nos esforçando muito, foi uma surpresa. Demorou pra cair a ficha. A expectativa está a mil pra melhorar ainda mais o projeto para etapa nacional, porque a gente quer ir representar Caucaia no mundial nos Estados Unidos”, contou Paulo Ricardo, estudante do 9º ano e integrante da equipe.

A etapa estadual do evento ocorreu em dezembro de 2023, em Juazeiro do Norte, onde a equipe Caustorms saiu vitoriosa e ganhou os prêmios de Design do Robô e Técnico Destaque. Na mesma premiação, outra equipe caucaiense foi  destaque, com estudantes da EEIEF Danilo Dalmo alcançando o 2º lugar no prêmio Projeto de Inovação.

CUSTEIO

Para os cincos jovens da equipe Caustorm participarem da premiação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está custeando as passagens, hospedagem e alimentação dos alunos. Além deles alunos, a diretora da escola e dois técnicos da secretaria também estão participarão do evento. Rafael Soares, diretor do Núcleo de Ações Estratégias (NAE) da SME, afirma que é uma grande satisfação ver equipes de Caucaia ter a chance de concorrer em eventos nacionais.

“Para nós, é um motivo de orgulho e a prova de que não há limites quando o aluno se abre ao conhecimento”,  declara o diretor.

Para Rafael Brunno, secretario municipal da educação em Caucaia a participação dos alunos em eventos a nível nacional mostra o potencial das escolas de ensino público e que são instituições que podem proporcionar ensino de qualidade. Ele ainda revela que um dos objetivos da pasta é ampliar a área de robótica no munícipio, para assim, ter mais equipes participando em torneios regionais, nacionais e até mesmo internacionais.

“A participação em eventos nacionais, como está no Torneio SESI de Robótica, traz impactos positivos e marcantes. Estimula o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática, por exemplo. Ajuda a desenvolver habilidades essenciais para o futuro, dentre elas, o estímulo ao ambiente colaborativo, com o trabalho em equipe, o pensamento crítico, a busca por solução de problemas, a ampliação da rede de contatos, a troca de experiências”, afirma o secretario.

A competição nacional conta com dois eventos na programação, que é o Seminário Internacional SESI de educação e a etapa nacional classificatória para o mundial de robótica da FIRST, nos Estados Unidos. O evento vai reunir mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos, que são tanto de escolas da rede pública e privada, como escola escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) .

No município de Caucaia existe o Projeto Fábrica de Robô, promovido pelo SENAI, que possibilita o acesso ao conhecimento baseado em tecnologias, voltado à formação cidadã e para o mundo do trabalho. O foco das aulas são as habilidades nas áreas do ensino de Matemática e das Ciências, ocorrendo uma vez por semana e de forma permanente em sete escolas municipais, atendendo cerca de 200 estudantes. O objetivo da Secretaria para este ano é chegar em outras 17 escolas, o que representa mais de 700 estudantes.